O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-SC premiou os vencedores do concurso de desenho “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola” realizado nas redes públicas de ensino da 5ª circunscrição – Joaçaba – e 3ª circunscrição – Braço do Norte, Maracajá e Morro da Fumaça. Os três primeiros lugares de cada região ganharam uma bicicleta e um kit contendo uma caixa de lápis de cor, dois cadernos, uma ecobag e uma camiseta, todos personalizados com o tema do combate ao trabalho infantil.
A premiação em Joaçaba aconteceu na terça (12), com a presença da gestora auxiliar do Programa na região, juíza Lisiane Vieira, da Secretária de Educação do Município, Ana Beatriz Brancher, de diretores e professores das escolas participantes e dos pais dos alunos premiados.
No início da cerimônia, a juíza Lisiane destacou os males do trabalho infantil e a importância de se desfazer mitos como o que diz que 'é melhor trabalhar do que roubar'. “Um não é alternativa para o outro, pois nos dois casos as crianças pagam com o próprio corpo”, afirmou a magistrada.
Foram montados três painéis com cópias dos dez desenhos classificados e informações sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Um permanecerá na entrada da Biblioteca Municipal, enquanto os outros dois ficarão na antessala de audiências da Vara do Trabalho de Joaçaba.
Conscientização
A premiação dos municípios da 3ª circunscrição aconteceu quinta (14), no Fórum Trabalhista de Criciúma, sob a condução da juíza Janice Bastos, gestora auxiliar do Programa na região. Também participaram da cerimônia professores das escolas participantes, diretores, secretários de educação dos municípios envolvidos, pais e colegas dos alunos premiados.
A juíza destacou que o concurso, realizado neste ano em oito municípios do estado, está tendo uma excelente repercussão e, aos poucos, atingindo seu objetivo, que é a “grande conscientização”.
“É gratificante perceber o quanto as crianças são geniais e generosas ao mesmo tempo. A qualidade dos desenhos deixa evidente que as crianças de hoje estão inseridas na realidade em que vivem e conseguem perceber a gravidade e as consequências do trabalho infantil nas suas vidas e nas de seus colegas”, afirmou a magistrada.
Além de Joaçaba, Braço do Norte, Maracajá e Morro da Fumaça, o concurso “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola” já premiou os vencedores em Águas Mornas, Palhoça e São Joaquim. Ainda resta Itajaí.
Texto: Carlos Nogueira / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br