Programa de Combate ao Trabalho Infantil premia vencedores de concurso de desenho no meio-oeste e sul do estado

18/11/2019 14h21, atualizada em 27/11/2019 15h48

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-SC premiou os vencedores do concurso de desenho “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola” realizado nas redes públicas de ensino da 5ª circunscrição – Joaçaba – e 3ª circunscrição – Braço do Norte, Maracajá e Morro da Fumaça. Os três primeiros lugares de cada região ganharam uma bicicleta e um kit contendo uma caixa de lápis de cor, dois cadernos, uma ecobag e uma camiseta, todos personalizados com o tema do combate ao trabalho infantil.

A premiação em Joaçaba aconteceu na terça (12), com a presença da gestora auxiliar do Programa na região, juíza Lisiane Vieira, da Secretária de Educação do Município, Ana Beatriz Brancher, de diretores e professores das escolas participantes e dos pais dos alunos premiados.

No início da cerimônia, a juíza Lisiane destacou os males do trabalho infantil e a importância de se desfazer mitos como o que diz que 'é melhor trabalhar do que roubar'. “Um não é alternativa para o outro, pois nos dois casos as crianças pagam com o próprio corpo”, afirmou a magistrada.

Foram montados três painéis com cópias dos dez desenhos classificados e informações sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Um permanecerá na entrada da Biblioteca Municipal, enquanto os outros dois ficarão na antessala de audiências da Vara do Trabalho de Joaçaba.

 

Juíza Lisiane Vieira (à direita), Secretária Ana Beatriz Brancher e, a partir da esquerda, os alunos Cássio Henrique Ferreira, Benhur Lunardi e Ana Júlia Grondek, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares no concurso de desenho
Juíza Lisiane Vieira (à direita), Secretária Ana Beatriz Brancher e, a partir da esquerda, os alunos Cássio Henrique Ferreira, Benhur Lunardi e Ana Júlia Grondek, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares no concurso de desenho

 

Conscientização


A premiação dos municípios da 3ª circunscrição aconteceu quinta (14), no Fórum Trabalhista de Criciúma, sob a condução da juíza Janice Bastos, gestora auxiliar do Programa na região. Também participaram da cerimônia professores das escolas participantes, diretores, secretários de educação dos municípios envolvidos, pais e colegas dos alunos premiados.

A juíza destacou que o concurso, realizado neste ano em oito municípios do estado, está tendo uma excelente repercussão e, aos poucos, atingindo seu objetivo, que é a “grande conscientização”.

“É gratificante perceber o quanto as crianças são geniais e generosas ao mesmo tempo. A qualidade dos desenhos deixa evidente que as crianças de hoje estão inseridas na realidade em que vivem e conseguem perceber a gravidade e as consequências do trabalho infantil nas suas vidas e nas de seus colegas”, afirmou a magistrada.

Além de Joaçaba, Braço do Norte, Maracajá e Morro da Fumaça, o concurso “Criança não trabalha: lugar de criança é na escola” já premiou os vencedores em Águas Mornas, Palhoça e São Joaquim. Ainda resta Itajaí.

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: divulgação 
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: