Programa de visitação do Tribunal estreia modalidade online com alunos da Bahia

Evento com foco na conciliação ocorreu às vésperas de iniciar o Mês Nacional da Conciliação na Justiça do Trabalho de todo o país

29/10/2020 14h57, atualizada em 03/11/2020 15h43

O Programa de Visitação do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) estreou nesta quinta-feira (29) a primeira palestra online de apresentação do Tribunal com alunos das Universidades Federal da Bahia (UFBA) e Católica de Salvador (UCSAL). O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal (Nupemec), Roberto Masami Nakajo, foi o responsável por conversar com os acadêmicos. 

Além de explicar o funcionamento da Justiça do Trabalho, o magistrado falou sobre os centros de conciliação (Cejusc), da possibilidade de mediação pré-processual para solucionar os conflitos mesmo antes da existência de um processo e do sucesso das audiências na fase de execução em que se busca a composição. 

O juiz Nakajo abordou também a atuação do Tribunal durante a pandemia, com foco na produtividade. Para ter uma ideia, de 16 de março a 27 de outubro, as 60 varas do trabalho realizaram 30.488 audiências telepresenciais, e do início do ano a 27 de outubro foram recebidos nas varas 54.821 processos e solucionados 55.291. Os dados revelam até o momento um aumento na solução de processos, refletindo na redução do acervo que havia no final de 2019. 

“Somos uma Justiça extremamente digitalizada e sempre atuamos de forma arrojada, o que nos levou à possibilidade de uma atuação quase normal. Nós só conseguimos essa alta produtividade, mesmo com a pandemia, em virtude do número de audiências telepresenciais realizadas”, ressaltou. 

        Clique aqui e confira a palestra na íntegra! 

Organizado pelo Serviço de Educação Corporativa (Seduc) do TRT-SC, o evento ocorreu às vésperas de começar o Mês Nacional da Conciliação na Justiça do Trabalho de todo o país. O juiz Nakajo aproveitou para reforçar a importância da conciliação e também chamar os alunos para ajudar na divulgação do evento. “Penso que os futuros profissionais têm de ser treinados também para conciliação e mediação e não somente para o litígio”, concluiu. 

Programa de Visitação
O Programa de Visitação Pública do TRT-SC foi criado há quase duas décadas com o objetivo de apresentar o Tribunal a estudantes de Direito e cidadãos interessados em conhecer um pouco mais sobre a Justiça do Trabalho. Mas, em função da pandemia, a visitação está suspensa e recentemente a atividade passou a funcionar de forma virtual. Para acessar aos conteúdos, basta entrar no site do Tribunal e preencher um cadastro

Antes da pandemia, o Tribunal recebia apenas alunos da capital e do interior do estado. Devido à nova modalidade de apresentação, agora é possível conversar com acadêmicos de todo o país. “Esse evento ao vivo e de forma telepresencial traz essa inovação de poder receber acadêmicos de outras regiões para conhecer o funcionamento da Justiça do Trabalho em Santa Catarina. Isso demonstra que o Tribunal adaptou-se muito bem a forma virtual. Se não fosse assim, seria pouco provável receber uma visita presencial em Santa Catarina de alunos da Bahia, uma vez que a distância entre as capitais de tais estados é mais de 2.500 km.”, destacou o juiz Nakajo. 
 

Leia Também: