Evento vai reunir os parceiros do programa no sul do estado para troca de experiências em ações de saúde e segurança do trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), realiza nesta sexta-feira (19/5), a partir das 9h10, o 1º Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho. O objetivo é apresentar as melhores soluções em saúde e segurança laboral adotadas pelas empresas e organizações que participam do Trabalho Seguro, programa mantido pela Justiça do Trabalho.
A Plassom, por exemplo, empresa de Criciúma especializada em equipamentos e serviços para avicultura e suinocultura, vai mostrar como agilizou e passou a controlar melhor a entrega e a devolução dos equipamentos de proteção individual (EPIs) dos empregados; já o Orgão Gestor de Mão de Obra Portuária (Ogmo) de Imbituba vai apresentar as ações que vem adotando para prevenir o alcoolismo entre os trabalhadores portuários.
O evento vai acontecer no auditório Marcelo Delpizzo Caneschi, localizado no Centro Cultural do Parque Diamante +Energia, no município de Capivari de Baixo (SC), 130 quilômetros ao sul de Florianópolis. A Diamante é uma das 137 instituições parceiras do Programa, que tem por objetivo promover ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Ao todo, o evento já conta com 285 inscritos.
O encontro é voltado essencialmente aos parceiros e gestores do Programa, mas também podem participar acadêmicos e pesquisadores do tema. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até esta quarta-feira (17/5). Ao todo, 285 pessoas já se inscreveram.
Além da apresentação de boas práticas, haverá uma palestra do desembargador do TRT-12 Roberto Guglielmetto, membro do Comitê Gestor Nacional do PTS. Ele vai falar sobre aspectos gerais e específicos que caracterizam um meio ambiente do trabalho seguro e saudável.
Números
Em Santa Catarina foram registrados 46,8 mil acidentes de trabalho em 2022, o quarto maior número da série histórica que iniciou em 2002. Em relação a 2021, foram nada menos que 21% de crescimento. Quanto ao número de mortes, foram 162, quatro a menos do que em 2021.
Em todo o Brasil, foram 612 mil notificações no ano passado, com 2,5 mil mortes. As informações são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalhador, que utiliza como referência os dados do INSS.
Secretaria de Comunicação Social - TRT-12
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br