Publicação online traz redações e desenhos sobre segurança do trabalho premiados em concurso

19/12/2017 16h48
Juíza Lisiane e servidores no lançamento do e-book
Ideia da premiação surgiu de um relato da juíza Lisiane Vieira (1ª à dir.)

 

O Programa Trabalho Seguro (PTS), em parceria com três instituições, lançou em Joaçaba o e-book “Trabalho Intersetorial que está dando certo”. A obra é resultado do concurso de redação e desenho sobre saúde e segurança do trabalho lançada em maio deste ano, cujo objetivo foi introduzir os alunos da rede municipal de ensino no tema.

Com 68 páginas, a publicação reúne os trabalhos finalistas de uma disputa entre mais de mil alunos de 19 escolas da região de Joaçaba. O e-book também é uma iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário, da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

A ideia do concurso surgiu a partir de um relato da juíza Lisiane Vieira, da VT de Joaçaba, que quando criança tinha o costume de desenhar o pai, engenheiro, vestido para o trabalho. “Eu não tinha a dimensão do que significava trabalho seguro, mas tinha orgulho de dizer que meu pai usava um capacete para trabalhar”, recorda a magistrada, que também é gestora auxiliar do PTS.

Na categoria desenho participaram turmas do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. E na categoria redação, turmas do 6º ano do ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio ano, além dos estudantes IFC, sendo escolhido o melhor desenho e a melhor redação de cada ano escolar participante, através de uma comissão julgadora.

“Foi muito gratificante visitar as escolas, falar sobre saúde e segurança no trabalho e ver os alunos aplicando os ensinamentos que tiveram por meio dos desenhos e das redações. Materializar isso através do e-book é o modo que temos de divulgar ainda o tema. Todos estão de parabéns”, comentou o presidente do presidente Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba, Pedro Nogueira.

Após o lançamento, os estudantes, que tiveram os desenhos e redações publicados no livro, fizeram uma sessão de autógrafos.

 

 

Fonte: Secom, com informações do site EderLuiz.com.vc

Leia Também: