Instituição é conhecida por organizar ações locais envolvendo assuntos como saúde, educação e meio ambiente
O Rotary de Florianópolis é o novo parceiro do Programa Trabalho Seguro. O termo de adesão foi assinado nesta quarta-feira (3/4) pelo desembargador do TRT-SC César Luiz Pasold Júnior, gestor regional do programa, e pelo governador do distrito 4652 do Rotary Internacional, Eduardo Pfürtzenreuter.
O Rotary é uma rede internacional de clubes que organiza ações locais envolvendo assuntos como saúde, educação e meio ambiente. De acordo com a pesquisadora Dilene Raimundo do Nascimento, da Fundação Oswaldo Cruz (site externo), a instituição foi referência nas campanhas de vacinação contra a poliomielite.
Em 1985, por exemplo, o Rotary Internacional instituiu o Programa Pólio Plus, com o propósito de colaborar na imunização de todas as crianças do mundo até 2005.
Números
Santa Catarina registrou em 2022 um dos maiores recordes da taxa histórica em acidentes de trabalho. Foram 46,8 mil, o quarto maior número desde 2002. Em relação a 2021, foram nada menos que 21% de crescimento. Quanto ao número de mortes, foram 162, quatro a menos do que em 2021.
Em todo o Brasil, foram 612 mil notificações no ano passado, com 2,5 mil mortes. As informações são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalhador, que utiliza como referência os dados do INSS.
Programa Trabalho Seguro
Criado em 2012 pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, hoje ele conta com 146 instituições parceiras, compostas por empresas privadas, órgãos públicos e entidades sindicais e associativas.
Além de disseminar conteúdo informativo e promover boas práticas através dessas parcerias, os TRTs se comprometem no desenvolvimento de atividades voltadas a temática. Em SC isso acontece por meio de palestras, visitas ao chão de fábrica e na participação de eventos sobre o tema.
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br