Segundo módulo da Escola Judicial terá juiz estrangeiro, jurista e ministra do TST como palestrantes

09/06/2017 17h50, atualizada em 17/04/2020 16h08
Banner escola judicial

Um juiz estrangeiro, um jurista brasileiro e uma ministra do Tribunal Superior do Trabalho são os destaques da programação do segundo módulo da Escola Judicial do TRT-SC, que acontece de 21 a 23 de junho, na sede do TRT-SC, em Florianópolis. Este ano a Escola elegeu como tema central de estudos a crescente litigiosidade na Justiça do Trabalho.

Uma das atrações será o jurista e escritor Kazuo Watanabe. Doutor em Direito pela USP e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ele vai falar sobre “Litigiosidade e Constituição Federal”.
 

Três convidados da Escola Judicial


Da Argentina virá o juiz nacional da primeira instância trabalhista José Alejandro Sudera, que fará a conferência de abertura. Ele vai contar como o excesso de litigiosidade está sendo enfrentado no país dele. Já a ministra Dora Maria da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho, fará o encerramento do módulo falando sobre o papel das Escolas Judiciais em relação ao tema.

Os magistrados e assessores podem se inscrever até 16 de junho por meio deste formulário. Confira a programação completa.


Aprofundamento

De acordo com a diretora da Escola Judicial, desembargadora Mari Eleda, o segundo Módulo pretende aprofundar a discussão iniciada no primeiro, trazendo reflexões sobre quais medidas estão ao alcance dos magistrados no enfrentamento da litigiosidade.

“No primeiro Módulo, tentamos traçar um panorama da litigiosidade na Justiça do Trabalho catarinense, com o número de processos e as possíveis causas do fenômeno. Agora, queremos analisar se está ao nosso alcance a tomada de medidas para enfrentar e minorar essa crescente litigiosidade, que consome os esforços da magistratura na tarefa de julgar”, explica Mari Eleda.

“Nossos palestrantes trarão suas experiências no combate ao fenômeno ou aos seus efeitos, e acredito que isso possa ser um efetivo meio de atuação da Escola Judicial para o alcance de seus objetivos”, conclui.

 

 


Texto: Carlos Nogueira / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: