Semana Nacional da Conciliação realiza mais de mil audiências no estado em dois dias

06/11/2019 16h24
banner semana conciliação


O mutirão iniciado pela Justiça do Trabalho de SC na última segunda-feira (4) promoveu em dois dias mais de mil audiências de conciliação entre trabalhadores e patrões, garantindo o pagamento de R$ 4 milhões em dívidas. A 14ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que movimenta todo o Judiciário, prossegue até a tarde desta sexta (8).

Das 1.053 tratativas realizadas, 29% terminaram em acordos, um resultado ainda abaixo da média nacional da Justiça do Trabalho, que é de 39% na fase de conhecimento (etapa em que o processo ainda não foi julgado) e abaixo da média do próprio TRT-SC (45%, no ano passado)

O objetivo do evento é ajudar empresas e trabalhadores a buscarem uma solução mais rápida e pacífica para seus conflitos, promovendo a cultura da conciliação e a desobstrução do Judiciário.

As audiências acontecem nas 60 varas do trabalho de todo o estado, que nos últimos anos também passou a contar com o apoio de uma rede de 13 centros totalmente dedicados à conciliação — os Cejuscs. Além de possuir uma equipe especializada em mediações, os centros contam com uma dinâmica própria e um ambiente menos formal, que ajudam a deixar as partes mais à vontade durante a negociação. 


Sem burocracia

A campanha é realizada todos os anos e em 2019 adotou o slogan "Conciliação: todo dia, perto de você", reforçando a ideia de que os acordos podem acontecer em qualquer etapa do processo — até mesmo depois da decisão judicial — e são feitos de forma prática e simples, bastando haver vontade entre as partes.


Quer conciliar? 

A conciliação pode ser requerida a qualquer tempo pelas partes ou seus advogados por meio de formulário disponível no site do TRT-SC, ou diretamente nas secretarias das 60 Varas de Trabalho do estado.

 

 

Texto: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

 

 

Leia Também:

10/02/2020 12h13

Veja como solicitar

Para agendar uma mediação pré-processual, o sindicato ou federação de patrões ou empregados deve faz...