Objetivo é aproximar empresas, instituições de capacitação de jovens para o mercado de trabalho e entidades assistenciais. Evento será realizado em agosto
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) e o Governo do Estado firmaram uma parceria, nesta quarta-feira (26/4), para realização de um feirão de aprendizagem no mês de agosto. O objetivo é aproximar empresas, entidades que fazem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho e instituições que prestam assistência a jovens carentes em um grande evento de geração de oportunidades.
As tratativas estão sendo ajustadas entre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, pelo TRT-12, e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família e a Secretaria de Estado de Comunicação, por parte do Governo. Em reunião realizada nesta quarta-feira (26/4), o desembargador Narbal Fileti e a juíza Maria Beatriz Gubert, gestores regionais do Programa, a juíza Zelaide de Souza Philippi, gestora auxiliar, a secretária da Assistência Social, Alice Kuerten, e o secretário de Comunicação, João Evaristo Debiasi, discutiram, entre outras coisas, possíveis locais para a realização do evento.
No encontro, a secretária Alice Kuerten destacou a importância da união de esforços para o combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem em Santa Catarina. “Vejo que muitas vezes as iniciativas são isoladas e acredito que o caminho é mesmo esse trabalho conjunto entre Poder Legislativo, Executivo e Judiciário e as entidades que atuam com aprendizagem”, pontuou.
O desembargador Narbal também ressaltou a intenção de firmar parcerias para eventos e atividades conjuntas em outras datas, além da Semana de Aprendizagem, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. “Nós do TRT-12 ficamos muito felizes com essa parceria que será tão importante”, afirmou Fileti.
Números
De acordo com dados da Auditoria Fiscal do Trabalho, em março deste ano aproximadamente 20.169 empresas catarinenses estavam obrigadas por lei a terem aprendizes em seu quadro funcional, disponibilizando 56.818 vagas. Porém, apenas 32.413 dessas vagas foram preenchidas, o que representa um percentual de 57%, colocando Santa Catarina em sexto lugar no ranking dos estados com o maior número de cotas para jovem aprendiz.
Secretaria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Estado da Assistência Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br