Ações acontecem de 2 a 5 de maio e incluem rodas de conversa, palestra e lançamento de página sobre o tema
Na primeira semana de maio (2 a 5/5), será realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) a Semana de Combate ao Assédio. Estão previstas diversas ações de conscientização de magistrados, servidores, colaboradores e público em geral sobre o que é o assédio moral, como denunciar e as formas de combater a violência psíquica ou física no ambiente laboral.
Na terça-feira, 2 de maio, Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, será lançada uma página no portal do TRT-12 com diversas informações a respeito do tema, como conceitos, meios de denúncia, protocolo de atendimento, regulamentação e materiais de campanha já realizadas, entre outras.
Na quarta-feira (3/5), às 12h, será realizado um bate papo com os colaboradores terceirizados do tribunal, comandado pela psicóloga e servidora Elaine Dal Col da Silva. O encontro vai acontecer no auditório da sede e terá transmissão pelo Zoom para o público do interior do estado. Para quem acompanhar presencialmente, será distribuída a cartilha “Pare e Repare”, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na quinta-feira (4/5) a Escola Judicial vai realizar para todo o público uma palestra sobre assédio moral e sexual e saúde mental. A palestrante é a psicóloga Suzana Tolfo, professora titular do Departamento de Psicologia da UFSC, mestre e doutora em Administração. Ela coordena os Seminários Catarinenses de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho desde 2007, além dos congressos sobre Riscos Psicossociais e Saúde no Trabalho desde 2017.
Na sexta-feira (5/5), a programação encerra com uma nova rodada de bate papo com funcionários terceirizados, às 13h, voltado àqueles que realizam suas atividades no período vespertino.
Além dessas ações, também foram produzidos cartazes voltados aos terceirizados do tribunal, com envio para todas as unidades judiciárias do estado, e incluída uma frase alusiva ao tema nas atas de audiências.
Saiba mais
As ações da Semana de Combate ao Assédio foram planejadas pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, instituída no TRT-12 em 18 de maio de 2021. Sua finalidade, dentre outras, é sugerir medidas de prevenção, orientação e enfrentamento do assédio moral e sexual, como também solicitar providências em casos de denúncias feitas por qualquer pessoa que trabalhe no órgão, concursada ou não.
Já a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação foi instituída pela Resolução CNJ 450/2022. É realizada sempre em maio, período em que os tribunais de todo o país realizam iniciativas variadas, como rodas de conversa, treinamentos e produção de conteúdos, entre outras, para sensibilizar as equipes sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual e à discriminação no ambiente de trabalho.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br