Uma das novidades é que o tema da sustentabilidade passará a ser recorrente nos encontros
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) realizou, na quinta-feira (20/4), sua primeira reunião de análise da estratégia (RAE) do ano. O encontro, que reúne os 35 membros do Comitê de Governança Institucional e de Gestão Participativa e da Rede Colaborativa de Governança Institucional, além de convidados da Administração, serve para avaliar a execução do plano estratégico da instituição.
Na abertura, o presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, fez uma reflexão sobre o Prêmio CNJ de Qualidade, dizendo que ele “agita o Judiciário ao promover ações que buscam o alcance dos objetivos estratégicos”. Ele também reforçou a importância de um controle orçamentário eficiente, um dos grandes desafios repassados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Em seguida, o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest), servidor Gustavo Ibarra, deu as boas-vindas aos presentes, prosseguindo a reunião.
Projetos estratégicos
O coordenador de Desenvolvimento Institucional, servidor Fábio Rebelo, fez um balanço de 2022, lembrando que o TRT-12 cumpriu 8 das 9 metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alcançando um índice de conciliação de 49,19%, ou seja, quase metade dos processos solucionados no primeiro grau foram através de acordo.
Sobre os projetos estratégicos para o ano corrente, o juiz Roberto Nakajo, gestor estratégico e de metas do TRT-12, apresentou um plano para criação de 13 centrais de apoio à execução, cujo objetivo é racionalizar os trabalhos nesta fase processual, em especial incentivando a reunião de execuções (processo de cobrança judicial da dívida) pelas varas do trabalho.
Outros temas da reunião abordaram a elaboração de um plano de transformação digital, desenvolvimento de ferramentas para auxiliar na interpretação de dados das provas digitais, aprimoramento da segurança institucional e o Projeto Meta 9. Este último, coordenado pelo CSJT, desenvolve solução para diagnosticar, com uso de inteligência artificial, processos julgados relativos aos temas do trabalho Infantil, assédio sexual, contratos de aprendizagem e trabalho análogo ao escravo.
Novo tema
O primeiro encontro do ano trouxe um novo tema para a RAE, relacionado à sustentabilidade. A servidora Yasmin Skovronski, do Setor de Sustentabilidade, finalizou a reunião falando do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e sobre as regulamentações ambientais que o TRT-12 necessita cumprir.
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br