Iniciativa foi da 3ª Câmara Recursal, que em sessão híbrida enfrentou uma pauta de 253 processos e 48 sustentações orais, todas a distância.
A 3ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região(SC) foi a primeira a realizar, na quinta-feira (3/11), uma sessão de julgamento conforme as novas orientações da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
No dia 24 de outubro, a corregedora-geral, ministra Dora Maria da Costa, assinou uma recomendação aos presidentes e corregedores dos TRTs para que orientem o retorno presencial às unidades judiciárias de primeiro e segundo graus. A medida levou em conta o cenário epidemiológico controlado e a expressiva redução de casos de contágio e da mortalidade relacionados à covid-19.
A sessão da 3ª Câmara foi híbrida, ou seja, contou com desembargadores atuando presencialmente e à distância - a recomendação permite que isso ocorra (art. 2º) em casos excepcionais, desde que previamente justificado e acolhido pelo presidente do tribunal. A pauta teve 253 processos e 48 sustentações orais, todas telepresenciais.
A presidente da 3ª Câmara, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, considerou a primeira experiência bem sucedida. “Recebemos inclusive sugestões de alguns participantes, o que nos auxiliará no aperfeiçoamento da interação entre os que se fizerem presentes às sessões e aqueles que participarem a distância. Ressalto e agradeço o trabalho de excelência de toda a equipe de servidores envolvidos, que nos permitiu concluir o trabalho com êxito”, destacou.
Também participaram presencialmente da sessão, além dela, os desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Cesar Luiz Pasold Júnior.
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br