TRT-SC inaugura nova sede da Vara do Trabalho de Canoinhas

Unidade atende também os municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras. Construção privilegiou acessibilidade, localização e aproveitamento de recursos naturais

06/08/2021 13h58, atualizada em 06/08/2021 18h14

Uma solenidade virtual nesta sexta-feira (6), transmitida pelo canal do TRT-SC no YouTube, inaugurou oficialmente a nova sede da Vara do Trabalho de Canoinhas. O espaço está localizado no centro do município, a poucos metros da antiga unidade.

Entre as autoridades participantes estavam a presidente e o corregedor do TRT-SC, desembargadores Lourdes Leiria e Amarildo de Lima; o prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos; o procurador do Estado Ronan Robl, chefe da Regional de Mafra, representando o governador, Carlos Moisés; a procuradora do trabalho Ana Carolina Balam, representando o procurador-chefe do MPT-SC, Marcelo Neves; o conselheiro estadual da OAB-SC, advogado Renato Cepeda, representando o presidente da Ordem, Rafael Horn; o presidente da Subseção de Canoinhas da OAB-SC, Israel Dias dos Santos, além dos magistrados da unidade e do diretor-geral do Tribunal, Dilcionir Furlan.

Em seu discurso, Lourdes Leiria destacou os números apresentados pela Vara do Trabalho de Canoinhas, conduzida pelos juízes Lauro Stankiewicz, titular, e Cezar Alberto Martini Toledo, substituto. A unidade é reconhecida nacionalmente pelo elevado índice de conciliação nos processos. 

De janeiro de 2018 a maio de 2021, a VT de Canoinhas recebeu 3,4 mil ações e encerrou 3,8 mil, ou seja, 11,7% a mais do que foram iniciadas. Do total de processos solucionados, metade (1,9 mil) foi por meio de acordo.
 

Moisaco com os participantes da solenidade de inauguração
Solenidade virtual de inauguração reuniu autoridades de diversos órgãos


A presidente também elogiou as características do imóvel com relação à acessibilidade, sustentabilidade e melhoria da eficiência energética. 

“O novo espaço foi projetado para garantir facilidade para quem procura a Justiça do Trabalho, tanto pelas características de acessibilidade do imóvel quanto pela sua localização. Além disso, foi construído de forma a privilegiar o melhor aproveitamento de recursos naturais como a luminosidade e ventilação externas, privilegiando a sustentabilidade e permitindo maior economia de recursos”, ressaltou a desembargadora. 

O juiz titular Lauro Stankiewicz falou da trajetória da concretização do “sonho da sede própria”, desde a aquisição do terreno até a construção do novo espaço, e agradeceu a todos os magistrados e servidores envolvidos. 

Estrutura

O projeto do prédio foi desenvolvido a partir da perspectiva dos usuários. Buscou-se oferecer aos jurisdicionados, magistrados e servidores um edifício funcional, com espaços adequados e, principalmente, acessível. Instalada no centro do município, a nova sede também ocupa uma posição estratégica, tanto no que diz respeito à visibilidade quanto à facilidade de acesso.

Mais uma característica das instalações refere-se à sustentabilidade e melhoria da eficiência energética. De forma semelhante ao que acontece em outras sedes próprias da JT catarinense, algumas estratégias foram adotadas para otimizar o uso dos recursos naturais, como a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, resultando em menor consumo de energia elétrica.

A nova sede está situada na Rua Vidal Ramos, número 810. Além de Canoinhas, a vara atende também aos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras.
 

 

Texto: Carlos Nogueira e Camila Velloso / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: