Unidade atende também os municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras. Construção privilegiou acessibilidade, localização e aproveitamento de recursos naturais
Uma solenidade virtual nesta sexta-feira (6), transmitida pelo canal do TRT-SC no YouTube, inaugurou oficialmente a nova sede da Vara do Trabalho de Canoinhas. O espaço está localizado no centro do município, a poucos metros da antiga unidade.
Entre as autoridades participantes estavam a presidente e o corregedor do TRT-SC, desembargadores Lourdes Leiria e Amarildo de Lima; o prefeito de Canoinhas, Gilberto dos Passos; o procurador do Estado Ronan Robl, chefe da Regional de Mafra, representando o governador, Carlos Moisés; a procuradora do trabalho Ana Carolina Balam, representando o procurador-chefe do MPT-SC, Marcelo Neves; o conselheiro estadual da OAB-SC, advogado Renato Cepeda, representando o presidente da Ordem, Rafael Horn; o presidente da Subseção de Canoinhas da OAB-SC, Israel Dias dos Santos, além dos magistrados da unidade e do diretor-geral do Tribunal, Dilcionir Furlan.
Em seu discurso, Lourdes Leiria destacou os números apresentados pela Vara do Trabalho de Canoinhas, conduzida pelos juízes Lauro Stankiewicz, titular, e Cezar Alberto Martini Toledo, substituto. A unidade é reconhecida nacionalmente pelo elevado índice de conciliação nos processos.
De janeiro de 2018 a maio de 2021, a VT de Canoinhas recebeu 3,4 mil ações e encerrou 3,8 mil, ou seja, 11,7% a mais do que foram iniciadas. Do total de processos solucionados, metade (1,9 mil) foi por meio de acordo.
A presidente também elogiou as características do imóvel com relação à acessibilidade, sustentabilidade e melhoria da eficiência energética.
“O novo espaço foi projetado para garantir facilidade para quem procura a Justiça do Trabalho, tanto pelas características de acessibilidade do imóvel quanto pela sua localização. Além disso, foi construído de forma a privilegiar o melhor aproveitamento de recursos naturais como a luminosidade e ventilação externas, privilegiando a sustentabilidade e permitindo maior economia de recursos”, ressaltou a desembargadora.
O juiz titular Lauro Stankiewicz falou da trajetória da concretização do “sonho da sede própria”, desde a aquisição do terreno até a construção do novo espaço, e agradeceu a todos os magistrados e servidores envolvidos.
Estrutura
O projeto do prédio foi desenvolvido a partir da perspectiva dos usuários. Buscou-se oferecer aos jurisdicionados, magistrados e servidores um edifício funcional, com espaços adequados e, principalmente, acessível. Instalada no centro do município, a nova sede também ocupa uma posição estratégica, tanto no que diz respeito à visibilidade quanto à facilidade de acesso.
Mais uma característica das instalações refere-se à sustentabilidade e melhoria da eficiência energética. De forma semelhante ao que acontece em outras sedes próprias da JT catarinense, algumas estratégias foram adotadas para otimizar o uso dos recursos naturais, como a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, resultando em menor consumo de energia elétrica.
A nova sede está situada na Rua Vidal Ramos, número 810. Além de Canoinhas, a vara atende também aos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras.
Texto: Carlos Nogueira e Camila Velloso / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4320 - secom@trt12.jus.br