Morador da zona rural, trabalhador utilizou PID em Canelinha para seguimento de processo da 2ª VT de Brusque
Os Pontos de Inclusão Digital (PID) do Judiciário distribuídos pelo estado já estão facilitando o acesso dos usuários aos serviços da Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) realizou a sua primeira audiência virtual com apoio do PID instalado nas dependências da Casa da Cidadania, no município de Canelinha, nesta terça-feira (5/11).
O procedimento foi realizado em processo que tramita junto à 2ª Vara do Trabalho de Brusque, sob titularidade do juiz Roberto Masami Nakajo. O autor da ação, trabalhador morador da zona rural, sua advogada e duas testemunhas participaram telepresencialmente da audiência, sem a necessidade de se deslocar até à Vara do Trabalho.
Os PIDs têm o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelos três segmentos de Justiça - estadual (TJ-SC), federal (TRF) e trabalhista (TRT-SC) naqueles municípios onde não existem unidades do Poder Judiciário. Canelinha foi um dos primeiros pontos de inclusão inaugurados em Santa Catarina, juntamente com os municípios de Botuverá e Nova Trento, em julho de 2023.
A utilização da estrutura em Canelinha foi possível graças a um Termo de Cooperação Judiciária Interinstitucional firmado entre TJSC e TRT-SC, no âmbito do programa Justiça Mais Perto, em maio deste ano. O juiz Nakajo registrou em ata agradecimento ao apoio prestado pela servidora Dulcemara Correa, do TJ-SC, para o bom andamento dos trabalhos.
Texto: Camila Collato
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br