TRT-SC recebe cerca de 100 advogados e prepostos de empresas para capacitação sobre conciliação

As 80 vagas iniciais tiveram que ser ampliadas em razão da grande procura

09/11/2017 17h50
Desembargadores Grácio, Mari Eleda, Basilone e Lourdes Leiria com ministro Lacerda Paiva
Desembargador Gracio Petrone (c) fez a abertura do evento


Cerca de 100 advogados e representantes de empresas compareceram ao auditório do TRT-SC nessa quarta (8) para participar da capacitação sobre conciliação oferecida pelo Tribunal. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os participantes para atuarem de forma colaborativa nas audiências, evitando atitudes que inviabilizem a conciliação. Tinham sido abertas 80 vagas, mas, como a procura foi acima do esperado, a oferta teve de ser ampliada.

O presidente do Tribunal, desembargador Gracio Petrone, fez a abertura do evento. O magistrado destacou a importância da participação, reforçando que a iniciativa “faz parte de um esforço para que a solução alternativa de conflitos seja sedimentada na sociedade catarinense”. Petrone ainda colocou o Regional à disposição para implementar a conciliação como política nas respectivas empresas dos participantes.

Também compuseram a mesa de abertura o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro do Tribunal Superior Trabalho Renato de Lacerda Paiva, os desembargadores Mari Eleda, vice-presidente do TRT-SC e presidente eleita para a próxima gestão, Lourdes Leiria, corregedora regional, e Roberto Basilone Leite, vice-presidente eleito e coordenador do Centros de Conciliação de segundo grau do TRT-SC.

Novo modo de pensar

Christiane Uhlmann

 

A instrutora do curso foi a servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Crystiane Maria Uhlmann, vencedora em 2016 do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela iniciou a capacitação destacando que a conciliação traz um novo modo de pensar para os profissionais do Direito. “Na faculdade nos ensinam a litigar, destacando tópicos como qual tipo de ação entrar, qual pedido fazer, de quem é a competência. O objetivo hoje é mostrar as formas diferentes que podem auxiliar na solução de conflitos”, ressaltou.

 

 

 

 

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Camila Velloso
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: