TRT-SC recebe pela nona vez Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça

Condecoração é parte do Prêmio CNJ de Qualidade, que chega em sua 11ª edição

03/12/2024 14h54, atualizada em 03/12/2024 19h07

Pela nona vez em 11 edições, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) conquistou a categoria Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade. A entrega do certificado ocorreu na manhã desta terça (3/12), em Campo Grande (MS), durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O prêmio é um reconhecimento concedido pelo CNJ aos tribunais que se destacaram em governança, produtividade, transparência, gerenciamento de dados e tecnologia. A premiação contempla cada segmento de Justiça separadamente e, pela primeira vez, pelo porte do tribunal. A divisão era uma reivindicação das instituições e foi acolhida pelo CNJ este ano, pretendendo evitar a competitividade e estimular mais a colaboração.

“Não era justa a comparação entre tribunais que tinham pouco mais de dezenas de desembargadores e juízes e os que tinham mais de uma centena deles”, declarou o ministro do STF e presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso.


Desempenho de ouro
 

Os tribunais são agrupados em quatro categorias, de acordo com a avaliação do desempenho: “Prata, “Ouro”, “Diamante” e “Excelência”, este último destinado aos tribunais que atingiram quase todos os requisitos.

Considerando os oito tribunais trabalhistas de médio porte, o TRT-SC alcançou a terceira colocação, com 86,8% do total da pontuação possível. Na classificação geral da Justiça do Trabalho, manteve a nona posição. Nas edições de 2020 e 2021, chegou à categoria Diamante, premiação máxima à época. 

O quesito no qual a Justiça do Trabalho catarinense mais se destacou foi o de "Dados e Tecnologia", alcançando 90,72% da pontuação possível. Em segundo ficou o item Governança, que inclui questões como priorização do primeiro grau, gestão participativa na elaboração das metas, acessibilidade e inclusão, entre outros tópicos, com 85,33%. No quesito Produtividade foi atingido 84% da pontuação total, sendo analisadas questões como redução da taxa de congestionamento, tempo médio de duração dos processos, índice de conciliação, entre outros. No quarto eixo, da Transparência, a JT-SC alcançou 83,33%, tendo alcançado 80 de 100 pontos possíveis no Ranking da Transparência.
 

Equipe de Ouro


Certificado do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, Selo Ouro, concedido ao TRT da 12ª Região (SC) por excelência na categoria Justiça do Trabalho Médio Porte.

“A terceira colocação que obtivemos entre os TRTs de médio porte é o reconhecimento do esforço dispensado por nossos juízes e servidores na busca da excelência da prestação jurisdicional. Somos, sem dúvida nenhuma, um equipe de ouro!”, elogiou o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.

Ele participou do encontro acompanhado do corregedor do tribunal, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, e do juiz gestor estratégico de metas, Roberto Masami Nakajo.
 



Texto: Gabriel Elias (estagiário), com informações do CNJ 
Secretaria de Comunicação Social/TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: