Condecoração é parte do Prêmio CNJ de Qualidade, que chega em sua 11ª edição
Pela nona vez em 11 edições, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) conquistou a categoria Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade. A entrega do certificado ocorreu na manhã desta terça (3/12), em Campo Grande (MS), durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O prêmio é um reconhecimento concedido pelo CNJ aos tribunais que se destacaram em governança, produtividade, transparência, gerenciamento de dados e tecnologia. A premiação contempla cada segmento de Justiça separadamente e, pela primeira vez, pelo porte do tribunal. A divisão era uma reivindicação das instituições e foi acolhida pelo CNJ este ano, pretendendo evitar a competitividade e estimular mais a colaboração.
“Não era justa a comparação entre tribunais que tinham pouco mais de dezenas de desembargadores e juízes e os que tinham mais de uma centena deles”, declarou o ministro do STF e presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso.
Desempenho de ouro
Os tribunais são agrupados em quatro categorias, de acordo com a avaliação do desempenho: “Prata, “Ouro”, “Diamante” e “Excelência”, este último destinado aos tribunais que atingiram quase todos os requisitos.
Considerando os oito tribunais trabalhistas de médio porte, o TRT-SC alcançou a terceira colocação, com 86,8% do total da pontuação possível. Na classificação geral da Justiça do Trabalho, manteve a nona posição. Nas edições de 2020 e 2021, chegou à categoria Diamante, premiação máxima à época.
O quesito no qual a Justiça do Trabalho catarinense mais se destacou foi o de "Dados e Tecnologia", alcançando 90,72% da pontuação possível. Em segundo ficou o item Governança, que inclui questões como priorização do primeiro grau, gestão participativa na elaboração das metas, acessibilidade e inclusão, entre outros tópicos, com 85,33%. No quesito Produtividade foi atingido 84% da pontuação total, sendo analisadas questões como redução da taxa de congestionamento, tempo médio de duração dos processos, índice de conciliação, entre outros. No quarto eixo, da Transparência, a JT-SC alcançou 83,33%, tendo alcançado 80 de 100 pontos possíveis no Ranking da Transparência.
Equipe de Ouro
“A terceira colocação que obtivemos entre os TRTs de médio porte é o reconhecimento do esforço dispensado por nossos juízes e servidores na busca da excelência da prestação jurisdicional. Somos, sem dúvida nenhuma, um equipe de ouro!”, elogiou o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
Ele participou do encontro acompanhado do corregedor do tribunal, desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, e do juiz gestor estratégico de metas, Roberto Masami Nakajo.
Texto: Gabriel Elias (estagiário), com informações do CNJ
Secretaria de Comunicação Social/TRT-SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br