Imagem em branco
Quem foi Ada Lovelace
“Estou em encantador estado de confusão”
“A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que penetra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência”
Ada Lovelace, (link externo), nascida em 10 de dezembro de 1815, foi uma visionária da computação. É filha do renomado poeta Lord Byron e da matemática Anne Isabella Milbanke, e demonstrou desde cedo grande aptidão para os números e a lógica.
Seu marco mais significativo ocorreu em 1843, quando traduziu para o inglês um artigo sobre a "Máquina Analítica" (link externo), de Charles Babbage.
Ao fazer isso, Ada não se limitou à tradução, mas acrescentou suas próprias "Notas", nas quais demonstrava uma compreensão profunda do potencial da máquina, descrevendo um equipamento capaz de realizar tarefas muita mais complexas, como compor música, criar gráficos e auxiliar em pesquisas científicas.
Em suas "Notas", Ada descreveu um algoritmo para a máquina calcular a sequência de Bernoulli (link externo), o que a tornou a primeira pessoa a escrever um programa para um computador, ainda que este não existisse na forma como conhecemos hoje.
Os conceitos explorados por Ada nas "Notas" anteciparam muitos dos princípios da programação moderna, como a ideia de que uma máquina pode ser programada para realizar diferentes tarefas.
Ada Lovelace e a Corregedoria Regional
A Corregedoria Regional busca aprimorar suas funções, inspiradas no potencial da 'Máquina Analítica' de Babbage (link externo) descrito por Ada Lovelace (ADA).
Além de exercer o controle, orientar, apurar e fiscalizar, a Corregedoria, comprometida com a inovação e o suporte ao primeiro grau, incorpora a parceria e a colaboração como novas atribuições, fortalecendo sua atuação institucional.
Contato
Rua Esteves Júnior, 395 - Centro - Florianópolis-SC
(48) 3216-4128
secor@trt12.jus.br