Tema Central: Direito, Inovação e Responsabilidade Social
Tema específico: Audiências Telepresenciais Panoramas Nacional e Regional
Dias: 26 e 28 de maio de 2020
Local: canal do YouTube da Escola Judicial
Carga horária: 1 hora e 30 minutos cada transmissão
Público-alvo: magistrados, servidores e estagiários do TRT-SC e de outros TRTs
Instrumentos de validação:
Para averbação da carga horária como atividade formativa, o magistrado deve assistir à transmissão e preencher o formulário avaliativo que será encaminhado posteriormente.
PROGRAMAÇÃO
Data: 26 de maio
Horário: das 10h às 11h30
Conteúdo Programático:
1. Considerações iniciais
2.Panorama da pandemia no Brasil e no mundo: crises sanitária, econômica e sociológica
3.Sistema normativo da retomada das atividades forenses no PJ e na Justiça do Trabalho
4.Principais dificuldades especificas das audiências telepresenciais
Acesse aqui a transmissão gravada da palestra de 26-5.
Data: 28 de maio
Horário: das 10h às 11h30
Conteúdo Programático:
Um modelo para as audiências telepresenciais no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina
1. Transição das audiências trabalhistas presenciais para as audiências telepresenciais;
2. Novo paradigma - Mudança de um modelo mental;
3. Cooperação, lealdade e boa-fé processual;
4. Aspectos da Portaria CR 1 de 07 de maio de 2020 e o procedimento das audiências telepresenciais.
Acesse aqui a transmissão gravada da palestra de 28-5.
Alinhamento com ENAMAT: o conjunto de atividades formativas desta atividade está alinhado às diretrizes previstas nos eixos/subeixos teórico-práticos de competências gerais/específicas, da Resolução ENAMAT n. 24/2019, com o objetivo de desenvolver competências, como segue:
Eixos: Eticidade / Direito e Sociedade
Subeixos: Justiça / Tecnologia
Competências:
1. Atuar com conhecimento dos grandes dilemas éticos, estéticos e políticos da contemporaneidade.
2. Conhecer os impactos das novas tecnologias na jurisdição e manusear os instrumentos disponíveis e facilitadores do trabalho com a participação de todos os sujeitos envolvidos.
Descrições e dimensões:
- Compreender a relação entre subjetividade, exposição, imagem e publicização, em perspectiva institucional e pessoal.
- Analisar crítica e objetivamente sua atuação diante da tecnologia e as formas de autogerenciamento da atividade.