Curso de Formação a distância em EaD

HTML

 

logo formação de formadores

Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância

 Inscreva-se com matrícula e senha do TRT12, clicando aqui.

1 Introdução

Seja bem-vindo(a) ao Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância da Escola Judicial do TRT-SC na modalidade autoinstrucional com tutoria reativa. Este material contém informações e orientações sobre o funcionamento desta atividade.

O curso EaD de Formação de Formadores em Educação a Distância da Escola Judicial do TRT-SC decorre da proposta educacional contida no seu Projeto Pedagógico, visando desenvolver competências e habilidades próprias de agentes formadores. Nesta edição está disponível no Portal de Educação a Distância do TRT-SC (Moodle), no período de 8 de setembro a 31 de outubro de 2020.  

Carga horária: 20 horas

Público-alvo: Magistrados do TRT-SC, de outros Regionais e servidores instrutores internos do TRT-SC.  

2 Objetivos

Objetivos gerais: Visa ampliar o conhecimento sobre a educação a distância e suas relações didático-pedagógicas, como também demonstrar as mudanças de paradigma envolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem, espaços esses com vasto potencial de interatividade no processo educacional. O curso tem como meta desenvolver competências e habilidades para o exercício de funções de mediador de cursos virtuais ou outras atividades nessa modalidade.

Objetivos específicos:

Ao final do curso, espera-se que os participantes desenvolvam as seguintes competências:

     Conhecer os elementos que compõem os processos de ensino e aprendizagem em educação a distância; aplicar os conceitos de mediação educacional no uso e escolha adequados à prática de ensino e aprendizagem; conhecer os recursos tecnológicos aplicados na educação a distância, no âmbito dos Regionais.

3 Cronograma

Período de realização: até 31 de outubro.

4 Conteúdo 

·         Introdução aos conceitos básicos da EaD: definições; breve histórico; vantagens e desvantagens; andragogia; heutagogia; estilos de aprendizagem e suas implicações; atividade de validação para Introdução à EaD;

·         Aprendizagem e Tutoria:  interesse, necessidade, experiência, motivação; dificuldades e atitudes do mediador; atividade de validação para Aprendizagem e Tutoria;

·     Tutoria na Prática: construção cooperativa do conhecimento e suas dificuldades nos fóruns de discussão na aprendizagem em rede; costura textual; atividade de validação para Tutoria na Prática;

Fórum para dúvidas e interações dos três tópicos anteriores.

Material de apoio disponível na Midiateca e na Biblioteca do curso.

5 Metodologia

O curso é promovido pela Escola Judicial. Está disponível no Portal de Educação do TRT-SC (Plataforma Moodle) com recursos diversificados, que melhor se adaptam aos conteúdos abordados. Esta atividade é autoinstrucional com apoio de tutoria reativa. Os responsáveis pela interação com os participantes são os servidores das áreas de EaD da Escola Judicial e do SEDUC do TRT-SC.

6 Validação da atividade

 O aproveitamento, para fins de averbação da carga horária como atividade formativa, ocorrerá por meio do estudo dos materiais e da realização das atividades de validação propostas, que são o questionário do item 1, que deve ter aproveitamento de 70%, e as atividades dos itens 2 e 3, que devem ser satisfatórias. Além disso, é obrigatório o preenchimento do formulário de avaliação de reação do curso.

7 Alinhamento com a ENAMAT

Desenvolver competências no magistrado do trabalho para o exercício de funções de professor de cursos a distância. Visa também ampliar o conhecimento em relação à Educação a Distância e suas relações didático-pedagógicas, às mudanças de paradigma envolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem e à compreensão do potencial de interatividade para impulsionar processos de aprendizagem (Resolução ENAMAT nº 06/2010). 

8 Recursos Técnicos necessários

 - Navegador Mozilla Firefox ou Google

- Placa de som com caixa ou fone de ouvido

- Leitor de pdf como Acrobat Reader

 - Plugin do Flash Player

OBS.: Em caso de dúvida sobre esses requisitos técnicos entre em contato com seu suporte ou com a Escola Judicial: escolainscrever@trt12.jus.br.

9 Créditos

As quatro edições anteriores (2014 a 2016) foram adaptadas dos cursos Formação de Formadores em Educação a Distância (cedido pela ENAMAT) e Docência On-line (cedido pelo CEAJUD/CNJ), além de outros materiais pesquisados relativos à Educação a Distância. Este trabalho foi realizado pelas servidoras Cyntia de Oliveira e Silva (atualmente aposentada) e Rosangela Gervini Alves Pereira (servidora da Escola Judicial).

A remodelagem do curso e a atualização do conteúdo, para 2020, foi realizada pela servidora Rosangela Gervini Alves Pereira, responsável pela área de EaD da Escola Judicial, e a revisão técnica foi feita por Sandro Bittencourt, da Seção de Tecnologia Educacional do SEDUC.

As ilustrações deste curso são provenientes do banco de imagens contratado pelo TRT-SC.