Empresa de software e tecnologia da informação adota projeto de ensino a distância do TRT/SC como caso de sucesso

26/04/2007 12h05

A empresa de softwares e tecnologia da informação Adobe Systems, fabricante do programa Acrobat Reader, apresentou o projeto “Rompendo distâncias”, do TRT/SC, como modelo de sucesso para divulgar sua tecnologia de e-learning (treinamento a distância) aos demais órgãos governamentais.

A apresentação ocorreu no último dia 18 de abril, em Brasília, durante a Adobe Conference, evento promovido pela própria empresa com o objetivo de mostrar aos órgãos governamentais os benefícios da família Acrobat 8. De acordo com a empresa, esse grupo de softwares oferece um conjunto completo de recursos para trabalho com documentos Adobe PDF através de ferramentas inovadoras para a comunicação e colaboração de dados com segurança.

O “Rompendo distâncias” foi apresentado junto com outros dois projetos de instituições públicas (Inmetro e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) no painel “eLearning e Web Conferencing com o Adobe Connect - Casos de Sucesso”. Durante aproximadamente uma hora, o palestrante Roberto Seara – representante da empresa que trabalhou junto com o Serviço de Capacitação e Desenvolvimento (SCD) no desenvolvimento do projeto – falou sobre as funcionalidades do “Connect”, um dos softwares utilizado pelo SCD nos cursos a distância.

Seara elaborou, para isso, um case com um breve histórico do projeto. Descreveu os desafios que precisavam ser superados, a solução encontrada pelo SCD e os resultados obtidos com a dinâmica de ensino a distância do TRT/SC. Entre eles, a elevada taxa de permanência nos cursos, superior a 95%, “muito acima da média obtida no e-learning tradicional”; a eliminação das principais dificuldades com deslocamento e custos, com uma mesma aula podendo ser assistida por participantes distantes mais de 700 km, sem pagamento de diárias; e o aumento de quase 100% no número de servidores por turma nos eventos de capacitação.

 

Fonte: Ascom - 26.04.07, às 12h05min

Leia Também: