Blumob e Município têm até 11 de abril para apresentar propostas técnicas de melhorias

Audiência realizada no TRT-SC marcou a segunda tentativa de negociação envolvendo melhorias das condições de trabalho no transporte coletivo de Blumenau

25/03/2024 18h42, atualizada em 25/03/2024 19h20
Gabriel Elias

O desembargador do TRT-SC Roberto Basilone Leite, relator do processo que discute melhorias nas condições de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau, determinou que a Blumob Concessionária de Transporte Urbano e o Município apresentem, até 11 de abril, propostas técnicas em resposta às demandas do setor. 

O despacho foi assinado nesta segunda-feira (25/3), após audiência na Seção Especializada 1 (SE-1) do TRT-SC que deu continuidade às negociações entre as partes envolvidas.

Além das propostas, o desembargador também ordenou que tanto o Município quanto a empresa se manifestem sobre um ponto levantado pelo sindicato: a questão da segurança física dos trabalhadores, que segundo a categoria seria emergencial. 

O encontro marcou a segunda tentativa de negociação do dissídio de greve perante a Justiça do Trabalho de Santa Catarina – e primeira após a inclusão do Município no processo, sugerida pela Blumob e acordada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau, Gaspar e Pomerode (Sindetranscol).

O dissídio foi proposto pela concessionária após uma paralisação de 24 horas no último dia 12, feita por motoristas e cobradores do transporte coletivo de Blumenau.

Audiência

Participaram da audiência presencialmente, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), o procurador Keilor Heverton Mignoni, e, pelo sindicato, os advogados Léo Bittencourt e Ricardo Freitas. O advogado Victor Marcondes de Albuquerque Lima, da Blumob, os procuradores municipais Andrea Martins Soares e Rodrigo José Silveira, além de Lairto Leite, diretor de Transportes de Blumenau, atuaram a distância, por videoconferência. 

Os temas discutidos incluíram a segurança dos trabalhadores, com debates sobre a implementação de câmeras monitoradas pela Polícia Militar e melhorias nas condições físicas dos terminais de ônibus. Ficou estabelecido ainda que o sindicato receberá as propostas da Blumob e do Município para análise, tendo um prazo subsequente de até dias úteis para manifestar-se.
 

Processo 0000293-72.2024.5.12.0000
 

Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também:

20/05/2009 21h40

Greve no transporte coletivo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs, no final da tarde desta quarta-feira (20), ação de Di...