Magistrada segue na VT de Joaçaba, onde vinha atuando por 16 anos como substituta
Promovida pelo critério de merecimento, Lisiane Vieira tomou posse, nesta sexta-feira (6/12), no cargo de juíza titular da Vara do Trabalho de Joaçaba, no meio-oeste do estado. O ato aconteceu na Sala de Sessões do Pleno, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC).
Confira os melhores momentos da solenidade. (link externo)
Durante sua fala, a juíza, que é natural de Florianópolis, relembrou a ligação com o povo de Joaçaba, que vem desde a década de 1970. Na época, a Unoesc estava montando sua primeira turma do curso Administração de Empresas e selecionando um professor de matemática.
“Meu pai era engenheiro mecânico formado e, quando soube da proposta – uma universidade comunitária que pudesse formar e fixar os talentos em Joaçaba -, prontamente se colocou à disposição, lecionando por um ano as disciplinas de matemática para essa primeira turma. E hoje a Unoesc é a maior universidade comunitária de Santa Catarina, com mais de 15 mil alunos”, relatou, emocionada.
De acordo com Lisiane Vieira, isso explica a origem do que chama de um “sentimento de pertencimento” dela em relação ao município. “Mostra também que o sucesso das ações institucionais faz parte da essência daquele povo, além do acolhimento, do apoio mútuo, do pensar e agir em comunidade na busca de solução para seus problemas”, afirmou.
Sem recusas
Esse agir em comunidade levou a juíza a se envolver em diversas frentes de trabalho, além da própria magistratura. Lisiane Vieira é coordenadora regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), integra a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba e ainda a diretoria da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), em um grupo de trabalho de magistrados com deficiência ou responsáveis por pessoas com deficiência.
“O meu mérito tem sido não recusar nenhum convite, e colocar as ações institucionais da Justiça do Trabalho como parceiras de todos os projetos e atividades que possam, de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento da comunidade, o que, com muita satisfação, continuarei fazendo”, reforçou a magistrada.
Ela agradeceu à família e também a todos os servidores e magistrados que estiveram ao seu lado durante a trajetória profissional, ou que, de alguma forma, contribuíram com ela. No entanto, um desses agradecimentos foi especial: ao seu esposo, que deixou a carreira para se dedicar ao filho autista. “Rudi, você tem sido meu anjo da guarda e minha fortaleza nesses últimos 15 anos. Eu com certeza não estaria aqui hoje sem o seu apoio”.
Unanimidade
Em seu discurso, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, ressaltou os 22 anos de atuação da empossada na Justiça do Trabalho, sendo 17 deles no TRT-SC.
“Seja no Programa Trabalho Seguro, no Combate ao Trabalho Infantil ou no Combate ao Trabalho Escravo, Lisiane é uma unanimidade. Portanto, sua trajetória é algo que merece ser muito comemorado. Como ex-corregedor e agora presidente, tive e estou tendo a oportunidade de conhecer todos os nossos juízes, mas alguns, em especial, se destacam. E este é claramente o caso da empossada neste dia”, reconheceu o desembargador.
Comprometimento
Também em nome da Administração do TRT-SC, Quézia González enalteceu a “qualidade do trabalho e comprometimento” de Lisiane Vieira, compartilhando duas memórias profissionais.
A primeira foi quando ainda estava no Ministério Público do Trabalho e ouviu um colega destacar o envolvimento da magistrada com a questão dos frigoríficos na região de Joaçaba. A segunda foi durante uma ação do Programa Trabalho Seguro em Chapecó, em parceria com a Escola Judicial, onde testemunhou o “respeito” que Lisiane Vieira inspira na região, tanto entre jurisdicionados quanto entre empresas, trabalhadores e colegas.
“Que você continue sendo a magistrada ‘que se mistura com o chão de fábrica’. Que faz diferença no lugar onde está”, concluiu Quézia González.
Também falaram durante a solenidade o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região (Amatra-12), juiz Elton Antônio de Salles Filho, e o advogado trabalhista Ricardo Corrêa Júnior, conselheiro estadual da OAB-SC.
Confira a solenidade de posse na íntegra (link externo)
Texto: Carlos Nogueira e Andréa Gonçalves (estagiária)
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br