Justiça do Trabalho inaugura sede própria do Fórum de São José nesta segunda

03/03/2017 17h25
Novo fórum de São José
Novo prédio fica localizado na Avenida Beira-mar de São José, ao lado do supermercado Bistek


O Fórum Trabalhista de São José terá sede própria a partir desta segunda-feira (6). O prédio de seis andares e cinco mil metros quadrados de área construída, mais que o triplo da atual sede alugada, fica na Beira-mar de São José (Avenida Acioni Souza Filho), ao lado do supermercado Bistek. A cerimônia de inauguração acontece às 17h e terá a presença do presidente do TRT-SC, desembargador Gracio Petrone.

A mudança vai trazer mais conforto para os usuários. A antiga sede alugada, ocupada por mais de 20 anos, foi uma adaptação feita em um imóvel originalmente residencial. Já o novo prédio, além do espaço maior, foi projetado para atender às atuais necessidades da Justiça do Trabalho, que com o aumento da demanda exige novas instalações. De acordo com o relatório da Corregedoria do TRT-SC, em 2016 as três varas do trabalho de São José receberam 4.592 novos processos, 15% a mais que no ano anterior – o aumento médio no primeiro grau foi de 8,5%.

A construção teve início há três anos. Todas as salas de audiência, com suas respectivas salas de conciliação, foram concentradas no segundo pavimento, com acesso por escadas e dois elevadores. Para facilitar a vida de advogados e partes, também foram construídos saguões de espera amplos e arejados. Com a nova sede, o Tribunal deixará de gastar R$ 250 mil anuais com aluguel.

Em razão do corte de 90% sofrido no orçamento de obras da Justiça do Trabalho em 2016, alguns itens do projeto tiveram a conclusão adiada, como o estacionamento para o público, nos fundos do prédio.

Sustentabilidade e acessibilidade

O projeto segue o Guia Prático de Sustentabilidade do Conselho Superior de Justiça (CSJT). A ideia é priorizar a sustentabilidade por meio de ventilação e iluminação naturais, o que ajuda a reduzir o consumo de energia. A economia de água se dá com o controle da vazão das descargas e torneiras.

A acessibilidade também está garantida: o prédio conta com pisos táteis para cegos, dois elevadores, estacionamento com vaga para pessoas com deficiência e banheiros adaptados em todos os andares.

 

 

 


Texto: Carlos Nogueira / Foto: Simone Dalcin
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: