Juízas do TRT-SC participam de eventos sobre aprendizagem em municípios do estado

01/06/2017 18h45
BusdoOR TRABALHO INFANTIL
Dez ônibus circulam por Lages com a logomarca e o slogan do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem


Na semana que antecede o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, três juízas do trabalho vão participar das Feiras de Aprendizagem Profissional que acontecem em seis cidades de Santa Catarina, nos dias 6 e 7 de junho.

Essa é a primeira vez que o evento é realizado no estado. Organizado pelo Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil de Santa Catarina (Fetisc) e pelo Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (Focap), as Feiras pretendem divulgar aos órgãos públicos, sociedade civil e especialmente aos empresários dos mais diversos ramos e segmentos de atividades a importância da aprendizagem profissional, por meio da Lei Federal 10.097/2000.

Mais de 2,4 mil empresas foram convidadas a participar do evento, que acontece em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinville e Lages. Os empresários terão a oportunidade de conhecer as instituições voltadas para a formação em aprendizagem profissional e os cursos que capacitam os jovens para entrar no mercado de trabalho.

A participação das magistradas, que são integrantes do Comitê Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, será na quarta (7). Em Chapecó, Vera Marisa Ramos, da 3ª Vara do Trabalho, fará parte da mesa de abertura e de duas oficinas de legislação sobre aprendizagem para empresas da região. No local haverá um estande para divulgar materiais produzidos pelo Programa como a cartilha e o documentário “Não é brinquedo!”. Desirré Bolmann, da 1ª VT de Blumenau, e Angela Konrath, da 6ª VT de Florianópolis, também vão participar do evento nas cidades em que atuam.

O juiz da VT de Videira Marcos Henrique Cabral, por sua vez, participou de evento semelhante no dia 24. Foi uma audiência pública também sobre aprendizagem, organizada pelo Ministério Público do Trabalho catarinense (MPT-SC) na cidade de Joaçaba. Também estavam presentes uma promotora de justiça e três procuradoras do trabalho.

Pelas ruas

A juíza Patrícia de Sant'Anna, titular da 1ª de VT de Lages e gestora regional do Programa para o primeiro grau, está conseguindo dar mais visibilidade para o problema do trabalho infantil na região. Por iniciativa dela, dez ônibus da empresa Transul estão circulando pelo município com a logomarca e o slogan do Programa adesivado no vidro traseiro. A ação vai durar dois meses e não teve custos para o Tribunal.

Em Imbituba, a juíza Angela Konrath visitou um acampamento cigano, onde conversou com as mães sobre trabalho infantil e entregou exemplares da cartilha a 18 crianças alfabetizadas que moram no local.
 

Juíza  Ângela Konrath e crianças
Ângela Konrath entregou cartilhas a crianças de um acampamento cigano

 

 


Texto: Luana Cadorin / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC 
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: