Mensagens de juízes vão parar em contracheque de trabalhadores

Iniciativa do Programa Trabalho Seguro alerta para uso dos equipamentos de segurança e prevenção aos acidentes de trabalho

31/08/2015 15h51
fatura da Celesc

A maior empresa de distribuição de eletricidade de Santa Catarina, a Celesc, e várias entidades ligadas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), como o Sesi e o Senai, anunciaram que vão incluir mensagens sobre prevenção a acidentes de trabalho no contracheque dos seus funcionários. São 11 frases, elaboradas por juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), que diariamente julgam casos de lesões e afastamentos causados pelo uso incorreto de equipamentos e a inobservância de procedimentos de segurança.

As organizações são parceiras do Programa Trabalho Seguro, criado pelo Tribunal Superior do Trabalho para desenvolver ações de prevenção aos acidentes, e foram as primeiras empresas do estado a aderir à proposta do Tribunal. Segundo o desembargador do TRT-SC, Amarildo Carlos de Lima, o objetivo é estabelecer uma comunicação mais direta com o trabalhador, alertando para o uso de equipamentos e para a prevenção de acidentes.

“São pequenas coisas que, repetidas, acabam fazendo a diferença”, observa o magistrado, um dos coordenadores regionais do programa em Santa Catarina.

Uma das mensagens já está no demonstrativo de pagamento do mês de agosto da Celesc. A frase escolhida pela empresa foi: “Trabalho Seguro: Você também é responsável”.

O Sistema Fiesc também selecionou uma das frases para ser inserida nos contracheques de mais de dez mil funcionários de todas as suas entidades, que incluem o Serviço Social da Indústria (Sesi-SC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SC) e também do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SC).

A gerente de recursos humanos do Sistema Fiesc, Marcia Haveroth Trierweiler, destaca que, mesmo sendo uma ação simples, as frases são uma forma de as empresas reforçarem a importância do cuidado com a saúde dos funcionários. “Além de prejudicar o indivíduo, o acidente também acaba sendo um custo a mais para a empresa”, afirma.

Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Santa Catarina registra, em média, cerca de 45 mil acidentes e doenças do trabalho por ano. As cidades com mais casos são Joinville, Blumenau, Florianópolis, Chapecó e Itajaí, e a atividade isolada com o maior número de registros (1,8 mil em 2013) é o abate de aves, suínos e pequenos animais.

frases Celesc

 


Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 4320 4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: