Cerca de 400 crianças na faixa dos 10 anos de idade receberam a cartilha “Trabalho infantil não é brinquedo” nessa semana em Xanxerê. A ação envolvendo dez escolas foi coordenada pelo juiz Alessandro Saucedo, que atua como auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem na região, com a parceria da Secretaria de Educação do município e da seccional da OAB local.
A secretária de Educação de Xanxerê, Claúdia Fávero, explicou que é nessa faixa etária que começa a maior exploração desse tipo de mão de obra, e que o material servirá de apoio para que o tema seja abordado com as crianças e suas famílias. “Elas ficaram bastante interessadas pela cartilha, que tem o formato de um gibi, com cores atraentes e jogos infantis. Acredito que o assunto vai transitar entre as crianças e chegar até seus pais, que são o principal público a ser atingido nessa questão”, afirmou.
Outra ação está programada e dessa vez terá o apoio da área de assistência social do município: um teatro sobre o tema em agosto, quando serão entregues outros exemplares da cartilha.
Produzida pelo TRT-SC, a cartilha “Trabalho Infantil Não é Brinquedo” é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, coordenado em Santa Catarina pela desembargadora do trabalho Lourdes Leiria.
Texto: Camila Velloso / Fotos: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br