2ª VT de Joinville realiza audiência por videoconferência com reclamante em Porto Alegre

19/08/2019 14h10, atualizada em 31/10/2019 13h26

A 2ª Vara do Trabalho de Joinville realizou uma audiência diferente na última terça (27), reunindo partes, testemunhas e advogados simultaneamente nos Fóruns do município e no de Porto Alegre. O procedimento, inédito na unidade, foi viabilizado por meio de uma videoconferência.

O autor da ação, que reclamou verbas rescisórias relativas a um vínculo laboral em Joinville, reside atualmente em Porto Alegre. Foi após ele alegar insuficiência de recursos para custear sua viagem e a da advogada que a juíza Tatiana Russi, titular da 2ª VT, aceitou a adoção de recursos tecnológicos para a viabilização da audiência. Na capital do estado vizinho, a estrutura para receber os envolvidos foi providenciada pelo Fórum local.

Após a audiência, a magistrada destacou que apesar do receio inicial de que alguma falha na internet ou na logística em Porto Alegre pudesse prejudicar o ato, tudo funcionou adequadamente, “como se todos estivessem no mesmo local”.

Como vantagens do procedimento, Tatiana Russi listou o ganho em celeridade e economia processuais. “Não foi necessário expedir carta precatória para a oitiva da testemunha do autor nem marcar nova audiência de encerramento da instrução, após a devolução da carta. Ganhou o autor, também, pois não precisou arcar com as despesas de uma longa viagem. E o réu, certamente, nada perdeu”, avaliou a magistrada.

 

Texto: Carlos Nogueira / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: