Certificado vai reconhecer campeãs de acordos na Justiça do Trabalho

Iniciativa quer incentivar engajamento de empresas no esforço da conciliação em eventos e ao longo do ano

31/08/2022 16h33, atualizada em 02/09/2022 18h57
Crédito: zhuweiyi49, disponível em iStock / Getty Images Plus

As empresas que realizarem o maior número de acordos trabalhistas em Santa Catarina vão receber certificados da Justiça do Trabalho em reconhecimento por seu engajamento e responsabilidade social. A iniciativa foi divulgada esta semana pelo Centro de Inteligência (CI) do TRT-12, que recomendou a condecoração na Nota Técnica nº 1/CI/2022, a primeira publicada pela unidade.

O prêmio será dividido em duas categorias: a primeira irá homenagear as cinco empresas com maior número de acordos realizados ao longo do ano; já a segunda será destinada às cinco campeãs que acumularem o maior número de conciliações individuais nas Semanas Nacionais da Conciliação e da Execução, dois mutirões anuais organizados para estimular soluções consensuais entre patrões e empregados.

“A responsabilidade corporativa e as boas práticas sociais da empresa demonstram a preocupação com as pessoas e a comunidade local, previnem passivo trabalhista, atraem investidores e fidelizam talentos”, diz o texto, assinado pelo presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, e pelos demais magistrados membros CI.
 

Centro de Inteligência

Criado em 2021 e composto por 21 magistrados e servidores do TRT-12, o Centro é uma das estruturas criadas pela Justiça do Trabalho para atuar em demandas repetitivas ou estratégicas, evitando ou minimizando problemas que podem levar à escalada do número de novos processos — as chamadas “demandas de massa” —, questões que alcançam muitas empresas e trabalhadores de uma só vez. 

O órgão pode emitir notas técnicas para recomendar a uniformização de procedimentos administrativos e jurisdicionais, ou ainda sugerir aperfeiçoamento de normas ou promover audiências públicas sobre um determinado tema, de forma a aprimorar a  jurisprudência e limitar a burocracia. O esforço é coletivo, já que os centros de inteligência de todos os tribunais formam uma rede nacional organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Conheça a página do Centro de Inteligência do TRT-12 

 
Veja também:

■  Acordos representam quase metade dos processos solucionados pela JT-SC

■ Semana da Conciliação e Execução Trabalhista encerra com R$ 50 milhões movimentados em SC



Texto: Fábio Borges
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br 

Leia Também: