Encontro Anual de Diretores de Varas do Trabalho e Serviços de Distribuição promove troca de experiências e melhores práticas
O choque de gerações dentro das instituições públicas vem se tornando um desafio para quem comanda uma equipe, e por isso deve ser encarado a partir de novas competências gerenciais. Essa foi a síntese da palestra de abertura do Encontro Anual de Diretores de 1ª Instância da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, que trouxe o consultor de empresas José Augusto Pereira das Neves para falar aos gestores de varas do trabalho e serviços de distribuição.
O evento começou nesta segunda-feira (25), em Florianópolis, e terá dois dias de atividades. O objetivo principal é permitir a troca de experiências entre os gestores, além de promover debates com foco na área administrativa e judiciária.
De acordo com Neves, o espírito contestador das novas gerações de trabalhadores deverá provocar uma mudança nas chefias. “Os jovens de hoje não têm medo de errar. Quando isso acontece, o máximo que dizem é 'foi mal', um comportamento bem diferente da nossa geração”, comparou.
Isso, segundo o consultor, deverá conduzir a um novo tipo de liderança, construída na base do diálogo. “Mas um diálogo que busque um entendimento, e não apenas conclusões, pois não adianta dialogar se você acha que já tem a solução para qualquer problema”, afirma Neves.
Presidente e Corregedor também falaram aos diretores
A desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, presidente do TRT-SC, elogiou os diretores de primeira instância pelo cumprimento da Meta 3 de 2011. Esse indicador previa a redução de 10% do estoque de processos na fase de execução, considerando a quantidade que havia em 31 de dezembro de 2010. No total, a redução foi de 15%. “Um trabalho extraordinário”, ressaltou a presidente.
Já o corregedor regional, desembargador Edson Mendes de Oliveira, conclamou os diretores a opinarem sobre a consolidação dos provimentos da corregedoria. O prazo para sugestões é 31 de agosto. “Antes de publicar o documento, gostaria de ouvir a opinião dos juízes e servidores da primeira instância”, disse.
Varal Legal
Uma das novidades do Encontro deste ano é o Varal Legal. São pequenos envelopes abertos, expostos em forma de varal, com o nome de cada um dos diretores. A ideia é que os diretores possam depositar, no envelope, bilhetes contendo comentários a respeito de um colega. No final, cada diretor poderá ler aquilo que lhe foi escrito.
A programação desse ano também incluiu a apresentação de um vídeo sobre as áreas administrativa e judiciária do Tribunal. Encomendado pela Presidência à Assessoria de Comunicação, o objetivo é ampliar o conhecimento de servidores e juízes sobre o trabalho realizado pelas diversas áreas que integram a segunda instância. Em breve, o vídeo será disponibilizado no YouTube.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br