Evento on-line vai discutir inovações do Judiciário para aumentar celeridade processual

Presidente do TRT-12 irá apresentar projeto de equalização de cargas de trabalho, que busca equilibrar a distribuição de processos entre varas de todo o estado

13/09/2022 16h15, atualizada em 13/09/2022 17h07
artpartner-images / The Image Bank, by Getty Image Plus

O Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) promove, nesta quarta-feira (14/9), às 18h, um evento on-line para tratar das principais inovações empreendidas pelo Judiciário para garantir mais rapidez no julgamento de seus processos. 

Com transmissão pela plataforma Zoom, o evento “Sistemática de Celeridade Processual” terá como palestrantes o presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi, e a vice-presidente da OAB-RJ, advogada Ana Tereza Basílio, que também preside a Comissão de Celeridade Processual da instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do IMB.

O presidente do TRT-12 vai apresentar o projeto de equalização de cargas de trabalho, aprovado recentemente pelo Pleno da instituição e que deve ser implantado em breve. A sistemática rompe com os limites geográficos da distribuição de processos, permitindo o redirecionamento de casos das unidades judiciárias mais sobrecarregadas para as menos movimentadas. 

Nesses casos, o atendimento de partes e advogados ocorre por meios eletrônicos, e as audiências, por videoconferência - realidade já presente na maioria das unidades da Justiça do Trabalho. O resultado disso tudo é o equilíbrio, com o aumento da celeridade nas varas sobrecarregadas e uma otimização da força de trabalho das unidades menos movimentadas.

 

Banner de divulgação do evento Sistemática de Celeridade Processual


Texto: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: