Escolha aconteceu em votação realizada na sessão do Pleno desta segunda (12/12), pelo critério de merecimento
O juiz Armando Luiz Zilli é o novo titular da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma. O magistrado foi escolhido em votação realizada na sessão administrativa do Tribunal Pleno nesta segunda-feira (12/12). Promovido pelo critério de merecimento, ele ocupará a vaga decorrente da remoção da juíza Patricia Braga Medeiros para a VT de Itapema.
Armando Zilli foi quem mais pontuou na lista tríplice formada pelo Pleno do TRT-12 para definir quem seria o próximo juiz titular. Junto com ele, integraram a lista os juízes Renata Felipe Ferrari e Alessandro da Silva, respectivamente da 1ª e 3ª VTs de Florianópolis.
No caso da promoção pelo critério de merecimento, quando um mesmo juiz aparece por três vezes consecutivas (caso de Zilli, em 2020 e 2021) ou cinco alternadas nas listas tríplices, a Constituição Federal (Art. 93, II, a) determina que o nome seja automaticamente ratificado.
Trajetória
Natural de Foz do Iguaçu (PR), Zilli é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele tem 24 anos de magistratura, sendo os últimos 16 dedicados à Justiça do Trabalho catarinense.
Após oito anos no Regional do Paraná (TRT-9), Zilli realizou permuta em 2006. Desde então, atuou em várias unidades de Santa Catarina, como Caçador, São Bento do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Navegantes, São José e Brusque. O magistrado também respondeu temporariamente em outras jurisdições, dentre elas São Miguel do Oeste, Chapecó, Curitibanos, Videira, Fraiburgo, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul, Timbó, Imbituba, Balneário Camboriú, Florianópolis, Unidade Avançada de Porto União e de Palhoça.
Quando lotado em Brusque, além de atuar na 1ª Vara do Trabalho e eventualmente na 2ª, Zilli também respondeu durante um período pela coordenação do Centro de Conciliação (CEJUSC) do Fórum do município.
Desde fevereiro de 2020, o magistrado está vinculado à 1ª Vara do Trabalho de Itajaí.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social/TRT-12
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br