Será sepultado nesta quarta-feira (12), às 16h, em Florianópolis, no cemitério Jardim da Paz, o advogado trabalhista Moacyr Pereira. Ele morreu aos 82 anos, boa parte deles dedicados à defesa dos direitos sociais.
Com forte atuação na política da Capital, foi um dos fundadores do MDB em Santa Catarina. Além de vereador pelo PTB por dois mandatos, entre 1958 e 1966, chegou a ser prefeito interino quando Osmar Cunha se licenciou do cargo. Moacyr é irmão do artista plástico Milton Pereira e deixa três filhos e cinco netos.
“A vida do Dr. Moacyr Pereira se confunde com a própria existência da Justiça do Trabalho. É impossível pensar o direito trabalhista sem que se remeta à imagem deste advogado, sempre cordial e educado, mas ao mesmo tempo firme na defesa de seus clientes. Uma grande perda, sem dúvida”, afirma a presidente do TRT-SC, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino.
Essa identificação do advogado com a instituição foi reconhecida pelo Tribunal em 2001. Na solenidade de comemoração dos 20 anos do órgãol, ele foi agraciado com a medalha de 3º Grau da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho.
Memória fora do comum
A inscrição de Moacyr Pereira na OAB catarinense é de 1962, ou seja, exatos 50 anos de atuação. Considerando apenas o Sistema de Acompanhamento de Processos de 1ª Instância do TRT-SC, são 593 ações trabalhistas em que seu escritório atuou ou atua. A primeira, de 1979; a última, autuada em agosto de 2012.
"Ele tinha uma memória fora do comum, sabia o nome de todos os clientes e, muitas vezes, também os números dos processos”, recorda o servidor Marcelo Augusto Botelho, da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis.
O servidor Adriano Luiz Garcia, há 15 anos no Serviço de Distribuição de Florianópolis, destaca a personalidade do advogado. “Ele se relacionava bem com todos os servidores, vivia sempre animado e tinha muita vitalidade para trabalhar”, diz.
"Dr. Moacyr”, como era conhecido pelos servidores, trabalhou ativamente até o ano passado. Em 2005, gravou uma edição do programa Justiça do Trabalho na TV sobre sua vivência na advocacia. Em 2011, foi um dos entrevistados do vídeo que abordou os 30 anos de história do TRT-SC.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-SC
(48) 3216.4320/4306/4303 - ascom@trt12.jus.br