Presidente do TRT-SC recebe visita do corregedor nacional de Justiça

Ministro Luis Felipe Salomão está em SC para inspeção ordinária na Justiça estadual catarinense

06/06/2024 17h26, atualizada em 06/06/2024 20h25
Camila Velloso

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargador Amarildo Carlos de Lima, recebeu a visita do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, nesta quinta-feira (6/6). Também estiveram presentes desembargadores do tribunal e a equipe do ministro.

O presidente Amarildo disse estar honrado com a visita do ministro - foi a primeira vez na história que um corregedor-geral de Justiça esteve na sede da Justiça do Trabalho catarinense. Além de assuntos gerais do Judiciário e específicos da Justiça trabalhista, Salomão e o presidente do TRT-SC trataram do Exame Nacional da Magistratura (link externo), novidade instituída em 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a seleção de novos magistrados de todos os ramos da Justiça brasileira. 

Cidadania

Além de estar realizando inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salomão veio à Grande Florianópolis para o ato de solenidade que encerra a semana do programa “Solo Seguro - Favela”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto prevê, entre os dias 3 e 7, a emissão de cerca de 400 títulos de moradia a residentes de Criciúma, Joinville, Indaial, Balneário Camboriú e Palhoça. Essas pessoas detêm a posse do imóvel que compraram, mas não a escritura pública deles.

Segundo o ministro, esses títulos imobiliários simbolizam a realização do sonho de centenas de brasileiros e brasileiras. “Além disso, a regularização dessas moradias traz segurança, direitos e dignidade aos moradores. Nossa intenção é mobilizar as instituições parceiras e ampliar essa iniciativa”.

A escritura pública é o documento que comprova que uma transação foi feita entre comprador e vendedor, sendo um passo obrigatório antes do registro do imóvel. Com ela, dificilmente uma transação pode ser desconstituída judicialmente.
 

Grupo de 12 pessoas posa para a foto, entre homens e mulheres. Todos os homens vestem terno e as mulheres roupas sociais
Desembargadores e desembargadoras do TRT-SC e comitiva do ministro também participaram da reunião


 

Texto: Gabriel Elias (estagiário)
Secretaria de Comunicação Social 
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br  

Leia Também: