Programa de Combate ao Trabalho Infantil une forças com time do Criciúma em ação de conscientização

Iniciativa realizada antes da partida contra o Juventude, pela Série B do Campeonato Brasileiro, deu visibilidade ao tema para cerca de 18,2 mil pessoas

09/06/2023 16h27, atualizada em 13/06/2023 16h25
mesa com cataventos e material de combate ao trabalho infantil
Iniciativa distribuiu cartilhas e cataventos, símbolos da luta contra o trabalho infantil

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem em Santa Catarina, em parceria com o Criciúma Esporte Clube, levou o combate ao trabalho infantil para os holofotes do estádio Heriberto Hülse, sede do time, marcando um gol no campo social na quinta-feira (8/6).

Antes da partida contra o Juventude, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi montada uma barraca na entrada do estádio, local de passagem obrigatória dos torcedores. Durante mais de duas horas, a juíza Janice Bastos, gestora auxiliar do Programa para a região, e a equipe de servidores da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, distribuíram material informativo e cataventos, símbolos da luta contra o trabalho infantil.  

Estima-se que durante a tarde circularam pelo local cerca de 18,2 mil pessoas, e que a maioria delas tenha tido contato com o material.
 

Parceria em campo

Ampliando o alcance da iniciativa, os jogadores do Criciúma, e também as crianças que os acompanham, entraram em campo vestindo camisetas e faixas com mensagens sobre o tema. No final de maio, o clube catarinense já havia chamado a atenção ao entrar em campo com material alusivo à causa.

A parceria em campo irá repetir-se durante todo o mês de junho, escolhido para a iniciativa porque na próxima segunda-feira (12/6) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

fotografia da ação em campo. Jogadores do criciúma entrando de mãos dadas com crianças vestindo a camiseta do Programa de Combate ao Trabalho Infantil
Parceria irá repetir-se durante todo o mês. Fotografia: Divulgação Criciúma Esporte Clube


Relevância social

A juíza Janice Bastos destacou a relevância social da ação realizada no estádio. De acordo com ela, esse tipo de iniciativa é fundamental por duas razões principais: “primeira, aproximar a Justiça do Trabalho do cidadão, mostrando o quanto nos preocupamos e estamos envolvidos com o tema”. A segunda razão é a efetividade da divulgação.

“Poder falar numa linguagem acessível, a essas pessoas, sobre os danos que o trabalho infantil pode causar às crianças, demonstrando que ele prejudica e compromete o futuro delas e também o de todo o país", enfatizou Janice Bastos.
 

fotografia da ação. duas mulheres conversam com um garoto diante da barrada do Programa de Combate ao Trabalho Infantil

 



Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: