Mérito foi alcançado durante a Semana Nacional de Execução Trabalhista de 2022, com premiação no TST, na terça-feira (30/5)
A Secretaria de Execução e Precatórios (Sexec) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) recebeu o prêmio de melhor desempenho na classe Núcleo de Pesquisa Patrimonial (NPP) ou Central de Execução. A entrega do certificado aconteceu nesta terça-feira (30/5), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), durante o primeiro dia do Seminário “Caminhos para a Efetividade da Execução Trabalhista”.
O mérito da Sexec foi alcançado durante a 12ª edição da Semana Nacional de Execução Trabalhista de 2022, com a liquidação de R$ 16,5 milhões em dívidas trabalhistas durante o evento. A Semana aconteceu em setembro e bateu recorde de resultado, gerando um total de R$ 2,8 bilhões em todo o país.
O gestor regional da Execução do TRT-12, juiz Roberto Masami Nakajo, e a diretora da Sexec, Letícia Fernandes Furtado, estiveram em Brasília para receber o certificado. Nakajo comenta que o destaque alcançado pela Secretaria de Execução e Precatórios “ilustra o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de três anos, em benefício dos jurisdicionados".
“A Sexec reúne, atualmente, cerca de 12% das execuções pendentes no TRT-12 e conta com amplo apoio da Presidência para continuidade e expansão das atividades”.
Critérios técnicos
A responsável pela premiação foi a Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), sendo esta a primeira vez que varas do trabalho, centros judiciários de métodos consensuais de solução de disputas (Cejuscs) e núcleos de pesquisa patrimonial/centrais de execução são homenageados - antes, apenas os TRTs eram reconhecidos.
O coordenador da CNEET, ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, destacou a importância da premiação e reforçou que a seleção usou critérios técnicos, atendendo todas as particularidades dos regionais. O ministro também agradeceu toda magistratura e servidores e servidoras que se dedicaram ao evento.
“A Semana da Execução procurou mobilizar todos os tribunais brasileiros e esse ano já começou desde o mês de março. Nós não podemos perder nunca essa chama que nos impulsiona que é sermos uma justiça social”, observou. “Essa premiação é um reconhecimento ao juiz, ao diretor de secretaria lá no interior do país, que faz um esforço muito grande pela instituição”, completou.
Veja a lista dos TRTs e as unidades judiciárias agraciadas:
Tribunais Regionais do Trabalho
Grande Porte
- TRT da 1ª Região (RJ);
- TRT da 15ª Região (Campinas/SP); e
- TRT da 2ª Região (SP).
Médio Porte
- TRT da 9ª Região (PR);
- TRT da 10ª Região (DF/TO); e
- TRT da 5ª Região (BA).
Pequeno Porte
- TRT da 24ª Região (MS);
- TRT da 21ª Região (RN); e
- TRT da 14ª Região (RO/AC).
Unidades Judiciárias (1º grau)
Grande Porte
- 1ª VT de Nilópolis e CAEX - TRT-1 (RJ)
- 68ª VT de São Paulo - TRT- 2 (SP)
- 1ª VT de Araguari, 3ª VT de Juiz de Fora e Cejusc 2º Grau - TRT3 (MG)
- VT de Triunfo TRT-4 (RS)
Médio Porte
- Cejusc 1º Grau - TRT-5 (BA)
- 1ª VT de Caucaia e 3ª VT de Fortaleza - TRT-7 (CE)
- 9ª VT de Brasília e 1ª VT Palmas - TRT-10 (DF/TO)
- 1ª VT de Parintins - TRT-11 (AM/RR)
- Secretaria Execução - TRT-12 (SC)
Pequeno Porte
- VT de João Pessoa - TRT-13 (PB)
- VT Caicó, 1ª VT de Natal, VT de Macau e Cejusc de Mossoró - TRT-21 (RN)
- 1ª VT de Dourados e Pesquisa Patrimonial - TRT-24 (MS)
Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br