Com 6,5 milhões repassados aos credores, resultado parcial já é superior ao total obtido em 2018
Em um esforço concentrado que envolveu unidades judiciárias em todo o estado, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina garantiu nos quatro primeiros dias da semana o repasse de R$ 6,5 milhões a trabalhadores que buscavam o pagamento de seus direitos em ações judiciais. O resultado parcial - obtido de segunda a quinta – provém dos 177 acordos celebrados em 358 audiências realizadas durante a 9º Semana Nacional da Execução Trabalhista, que finda nesta sexta (20).
Os valores já obtidos, mesmo parciais, são superiores aos de todo o evento do ano passado, quando foram repassados R$ 6 milhões. Apesar de terem sido realizadas menos audiências que na última edição da campanha (549), neste ano elas foram mais efetivas: o índice de conciliação subiu de 23,5%, obtido 2018, para quase 49%.
A Semana da Execução é uma ótima oportunidade para colocar um ponto final em dívidas trabalhistas antigas, como foi feito no Fórum Trabalhista de Rio do Sul. Na quarta-feira (18) foram celebrados acordos em dois processos com mais de cinco anos de tramitação. As audiências foram comandadas pelas juízas Julieta Malfussi e Ana Paula Flores.
Última etapa do processo trabalhista, a execução acontece após o julgamento final do processo e consiste na cobrança dos débitos junto aos condenados. A fim de apurar o valor devido, é feito o cálculo de liquidação da sentença e atualização por um contabilista.
Texto: Camila Velloso / Foto: divulgação
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br