Evento foi promovido pela 20ª Região em parceria com a Comissão Permanente de Segurança do Coleprecor
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) promoveu em sua sede, em Aracaju, quinta (27/7) e sexta-feira, o 1º Encontro Nacional de Gestores de Polícia Judicial dos TRTs. O evento é uma realização conjunta com os desembargadores membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor). O TRT da 12ª Região foi representado pelo seu presidente, desembargador José Ernesto Manzi (membro da CPSI), e pelo diretor da Secretaria de Segurança Institucional, Claudionor da Silva.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TRT-20 e da CPSI, desembargador José Augusto do Nascimento, e pela presidente do TRT da 9ª Região (TRT-9) e do Coleprecor, Ana Carolina Zaina. “Sem a liderança da nossa presidente do Coleprecor e sem a ajuda dos desembargadores presidentes de TRTs, que compõem esta Comissão de Segurança, nada disso seria possível. Então, neste primeiro momento quero agradecer a todos os colegas pela possibilidade de viabilizar a realização desse encontro”, declarou Nascimento.
Além dele e da presidente do Coleprecor, compuseram a mesa de abertura do evento os presidentes de TRTs membros da CPSI do Coleprecor, desembargadores Audaliphal Hildebrando da Silva (TRT-11), Paulo Roberto Ramos Barrionuevo (TRT-23), Nise Pedroso Lins de Souza (TRT-6), José Ernesto Manzi, Durval César de Vasconcelos Maia (TRT-7) e o coordenador do Comitê de Segurança Institucional do Regional da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff (TRT-9).
Em sua fala de abertura, Ana Carolina Zaina afirmou que a Polícia Judicial deve agir de forma preventiva. “Não desejamos esperar nenhum incidente para que possamos agir. Então, este evento visa debater e verificar o estado da arte da Justiça do Trabalho em todo Brasil, no tema da segurança institucional, e traçarmos, nós do Colégio de Presidentes e Corregedores, além de um diagnóstico que já foi feito pelo CNJ, aquilo que precisamos em termos de orçamentos, de capacitação e de quadro de servidores, de modo a podermos levar à Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Eu sei que é um anseio de muitos, ao menos meu, que haja um mundo melhor no quadro de urgências da Polícia Judicial com um incremento de orçamento”, acrescentou a presidente do Coleprecor.
No primeiro dia do Encontro, foram debatidos temas como “A importãncia da Polícia Judicial nos TRTs”, “A criação da CPSI (Estatuto do Coleprecor)”, “Regulamentação Aplicável à Polícia Judicial - Normas do CNJ, do TST, do CSJT e dos TRTs”, “A formação de agentes de Polícia Judicial”, “A Experiência do TRT-6 na formação dos agentes” e a “A Polícia Judicial e o TST/CSJT”.
Texto: Moema Lopes (Ascom TRT-20), com informações da Secom TRT-12
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br