TRT-SC busca imóvel para construção de sede própria da VT de Timbó

23/07/2014 12h12
Visita da Presidência à prefeitura de Timbó
Prefeito Laércio (de camisa lilás) e secretária receberam presidente (de terno preto) e comitiva do TRT-SC


O presidente do TRT-SC, desembargador Edson Mendes de Oliveira, destinou a terça-feira (22) para conhecer de perto as alternativas visando a mudança da VT de Timbó para um local mais compatível com as necessidades atuais e futuras da unidade judiciária. Para tanto, ele se deslocou até o município acompanhado do diretor-geral, Ageu Raupp, do diretor do Serviço de Obras e Manutenção, Alexandre Koenig S. Thiago, e do assessor de comunicação, Vanderlei Ricken. O desembarque se deu na sede da Prefeitura, onde já aguardavam a comitiva da Capital os juízes titular e substituto da unidade judiciária, Nelzeli Moreira da Silva Lopes e Valdomiro Paes Landim.

Durante a reunião com o prefeito Laércio Demerval Schuster Júnior e com a secretária da Fazenda e Administração, Maria Angélica Faggiani, foi mencionada a existência de um terreno com cerca de 1.300 metros quadrados, localizado na esquina das ruas Portugal e Nereu Ramos, que foi doado pelo município ao INSS para a construção da sua sede. O fato é que a obra foi edificada em outro terreno, havendo possibilidade de ser encaminhada uma negociação com a autarquia. Ainda assim, há questões que dizem respeito à viabilidade do projeto da futura sede que, além de ser dimensionada para sediar a única Vara instalada, precisa ser planejada para comportar uma futura ampliação. O prefeito Laércio se comprometeu em dar seguimento às tratativas que passam, inclusive, por uma discussão com o Conselho Municipal que cuida de questões dessa natureza.

Depois da reunião o grupo se deslocou até o local do imóvel, constatando a excelente localização. Mas, não ficou descartada a escolha de outro local, para a hipótese de insucesso nos encaminhamentos do terreno cogitado.

Segundo a juíza Nelzeli, a VT de Timbó conta com o mesmo espaço físico desde a sua instalação, em 2005. O movimento que objetiva a mudança de endereço começou em 2010, quando a titularidade da VT era da juíza Desirré Dorneles de Ávila Bollmann. “A sala de espera da Vara tem apenas 14 metros quadrados, o que dispensa comentários”, exemplifica a atual titular. Ela explica que o problema de acomodação para as partes, testemunhas e advogados se agrava em dias de chuva ou calor intenso, quando os usuários externos precisam procurar abrigo fora do prédio, em marquises das imediações. “Além disso, os servidores e estagiários, além dos juízes, todos precisamos de espaços mais adequados, porque o movimento processual aumentou muito desde a instalação”, acrescenta.

Para o presidente Edson Mendes, a melhor maneira de encaminhar esses assuntos é o contato direto com as autoridades interessadas na solução dos problemas. “Temos uma diretriz de instalação de sedes próprias, com espaços adequados para os usuários internos e externos, que continuará a ser buscada em parceria com os municípios”, sinaliza.

Além do município-sede, a VT de Timbó tem jurisdição sobre Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TRT-SC
Direção (48) 3216-4320 - Redação 3216-4303/4306/4348

Leia Também: