TRT-SC participa da abertura do Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista

Desembargador Amarildo Carlos de Lima representou o tribunal no evento organizado por associações de advogados trabalhistas em Florianópolis

12/09/2024 15h29, atualizada em 12/09/2024 17h30
OAB/SC

O 45º Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista (Conat) iniciou nesta quarta-feira (11/9) no Costão do Santinho, em Florianópolis, e segue até sexta (13/9). O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas, com apoio da OAB-SC.

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) foi representado pelo presidente da instituição, desembargador Amarildo Carlos de Lima. A juíza Patrícia Pereira de Sant’Anna, do Foro de Lages, também prestigiou a solenidade representando a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Com o tema "Reemergir da resistência e solidariedade", o congresso  proporciona um espaço de reflexão e debate sobre os desafios e as novas perspectivas do direito do trabalho no Brasil ao reunir diversas autoridades e profissionais da área.
 

Classe unida e fortalecida
 

Em sua saudação aos participantes, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima se disse confortado em “ver a classe trabalhista reunida e fortalecida discutindo problemas relevantes”. Em tom bem-humorado, como ex-advogado trabalhista, disse que tamanha união até poderia fazê-lo retornar à advocacia, "algo hoje distante principalmente pela idade", brincou.

O presidente ainda elogiou a agilidade com que o evento foi organizado. O Conat estava programado para Bento Gonçalves, mas acabou sendo transferido para Florianópolis em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. "Foi sensacional a rapidez com que o evento foi acolhido pela advocacia trabalhista de Florianópolis, estão todos de parabéns", disse.

 

Um homem branco, de meia idade, de olhos claros, fala ao microfone em um púpito. Ele está usando trajes formais, terno e gravata.
Presidente do TRT-SC enfatizou a importância da reunião dos profissionais da área trabalhista proporcionada pelo Congresso

Resistir e lutar


A presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Bernadete Laú Kurtz, fez sua exposição inicial afirmando que "a palavra de ordem da advocacia trabalhista é resistir, é lutar. E esta resistência e esta luta só podem chegar a um bom termo com muita união e com muito trabalho. Agradeço a todos os meus companheiros da diretoria que foram maravilhosos que ficaram juntos na peleia", disse ela,

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Santa Catarina (OAB-SC), Cláudia Prudêncio, manifestou sua honra e gratidão por representar a entidade no evento, que julgou ser uma “oportunidade única para debatermos e construirmos juntos soluções que possam melhorar as condições de trabalho e a efetividade da justiça laboral em nosso país”. 

O vice-presidente da OAB Nacional, o catarinense Rafael de Assis Horn, chamou a atenção dos presentes para o impacto do desenvolvimento tecnológico sobre o Direito. “A intensa transformação política e social, influenciada e afetada pelos avanços da tecnologia e da inteligência artificial, traz enorme responsabilidade e relevância à advocacia trabalhista, pois nesse cenário incerto, um cenário de grande metamorfose, crescem exponencialmente as necessidades de assistência jurídica para resguardar direitos e proteger os cidadãos das injustiças”, enfatizou.
 

Transformações e desafios


"Durante esses dias, teremos a oportunidade não apenas de explorar as novas legislações e jurisprudências que moldam nosso trabalho diário, mas também de refletir sobre como podemos fortalecer nossa atuação em um contexto de constantes transformações e desafios”, ressaltou a presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mara Mello. Ela se disse orgulhosa de sediar o congresso, o que avalia ser um marco para a Associação.

A palestra de abertura "Acidentes ambientais e seus impactos nas relações de trabalho" foi ministrada pela professora de Direito Ambiental da FD-USP, Ana Nusdeo. Na tarde de sexta-feira (13/9), a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes integra o painel “Gênero e Justiça do Trabalho: efetividade” e, à noite, o também ministro do TST, Antonio Fabrício Gonçalves, fará a conferência de encerramento com o tema “Diálogo sobre litigiosidade trabalhista”.

 

Duas mulheres idosas, de cabelos curtos, ambas trajando roupas vermelhas, posam para a foto. Uma delas, à esquerda, segura um certificado enquanto a que está à direita entrega uma medalha.
Ministra do TST Delaíde Miranda Arantes recebe homenagem de Bernadete Laú Kurtz 



Texto: OAB/SC, com edição da Secom
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br

Leia Também: