O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina iniciou, neste mês de março, o projeto de identificação e implementação de melhorias nas rotinas das unidades de primeira instância, que terá a consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo do projeto é racionalizar e simplificar o trabalho do 1º grau com base no Sistema Único de Administração de Processos (SUAP), conduzido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O SUAP visa uniformizar, em todo o território nacional, os sistemas de administração de processos judiciais, já prevendo a implantação do processo eletrônico. A metodologia de trabalho da FGV baseia-se na busca de boas soluções que possuam aplicação geral. Nesse sentido, as boas práticas realizadas nas varas do trabalho serão identificadas e aplicadas, observando-se as particularidades regionais.
Conforme a metodologia da FGV, foram definidos 24 servidores, entre ocupantes de cargos de diretor de secretaria e dos serviços de distribuição dos feitos nas unidades do interior e da capital. Durante o mês de março, a equipe de servidores foi capacitada e agora inicia a próxima etapa do projeto que é a análise, a discussão e proposição de melhorias. A consultora da FGV, Maria Fernanda Leite Soares, que esteve reunida com a equipe, disse que a capacitação dos servidores os habilita a serem replicadores dos trabalhos, conferindo autonomia ao Tribunal, sem necessidade de apoio externo.
Três oficiais de justiça irão auxiliar os trabalhos em relação ao cumprimento de diligências externas. Também participaram do projeto servidores das Secretarias da Corregedoria (Secor) e de Informática (Seinfo) e da Assessoria de Planejamento (Asplan). Os trabalhos estão sendo desenvolvidos sob a coordenação da Secor e da Asplan e devem ser finalizados em agosto deste ano.
Em 2007, o TRT/SC contratou a FGV para melhorar as rotinas de trabalho das áreas que integram a segunda instância. Em função dos resultados positivos obtidos na simplificação das rotinas de trabalho, o projeto foi estendido para o primeiro grau. A FGV também está prestando consultoria na elaboração do projeto de planejamento estratégico da Instituição.
Resumo das Atividades
- Capacitação em Abordagem de processos organizacionais e análise e melhoria de processos
- Análise, discussão e proposta de melhorias por meio da leitura detalhada dos diagramas desenhados para o SUAP/JT, e documentação das melhorias
- Apreciação das melhorias por Comitê de Magistrados
- Planejamento para implantação das melhorias aprovadas
Diretrizes eleitas pelos servidores, que integram a equipe interna, para a proposição das melhorias:
- Foco no cliente/cidadão
- Não há verdades absolutas/questionar sempre o método de trabalho
- Celeridade com qualidade
- Uniformização de rotinas e procedimentos
- Aprimoramento tecnológico
- Desburocratização
- Racionalização
- Transparência e segurança das informações para os clientes