Posse de Oscar Krost como juiz titular será nesta segunda-feira (27)

Ato será presencial, na sede do TRT-SC, mas restrito a familiares e cinco autoridades

23/09/2021 16h27, atualizada em 23/09/2021 17h49

O magistrado Oscar Krost toma posse nesta segunda-feira (27), às 16h, no cargo de juiz titular da Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste. O ato será presencial, no auditório do TRT-SC, já que o mapa de risco do Governo do Estado para a jurisdição de Florianópolis está na faixa amarela - dois níveis abaixo do risco considerado gravíssimo (faixa vermelha). 

Mesmo assim, para minimizar a possibilidade de contágio, poderão acompanhar o ato apenas o empossado e seus familiares, os três desembargadores da Administração, o juiz gestor de metas do TRT-SC e a presidente da Amatra12. A posse será concedida pela presidente do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria.

Em uma votação equilibrada, Krost, de 43 anos, foi promovido pelo critério de merecimento na segunda (20), durante sessão administrativa do Tribunal Pleno. Para ele, trata-se de uma etapa muito especial na carreira. 

“A promoção é tão natural, quanto complexa. Exige uma difícil tomada de decisão, para além da jurisdição, alcançando aspectos da vida em família. Profissionalmente, embora as atividades jurisdicionais sigam as mesmas, são incorporadas responsabilidades administrativas da vara, realizadas pelo juiz substituto apenas nos afastamentos do juiz titular. A exceção se torna regra”, avalia. 

Trajetória profissional e acadêmica

Natural de Porto Alegre, Krost iniciou sua trajetória profissional em 1999, ainda quando cursava Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como estagiário em escritórios de advocacia e na Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos. Na UFRGS, teve aulas com a jurista Carmen Camino, que influenciaram seu destino a partir dali. “Digo que o Direito do Trabalho me encontrou na graduação”.

Em 2002, passou no concurso para servidor do TRT gaúcho, onde permaneceu até 2005, quando tomou posse no cargo de juiz do trabalho em Santa Catarina. Como substituto, passou pelas jurisdições de Florianópolis, Araranguá, Criciúma e Blumenau, onde vinha atuando desde janeiro de 2007. 

No plano acadêmico, o magistrado vem sendo considerado um dos mais novos doutrinadores do Direito do Trabalho, fato destacado por alguns desembargadores durante a sessão que o promoveu. Com dezenas de artigos publicados em periódicos jurídicos, nacionais e internacionais, Oscar Krost é parecerista da Revista Chilena de Direito do Trabalho e Seguridade Social e das Revistas do TRT-RS e TRT-SC - desta última, também integra a comissão editorial.  

Professor em cursos de especialização em Direito e Processo do Trabalho, o juiz tem mestrado em desenvolvimento regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com uma dissertação que analisou o impacto das terceirizações da indústria têxtil de Blumenau na vida dos trabalhadores.  Atualmente, está fazendo pós-graduação em relações de trabalho e sindicalismo na Argentina. Também é membro do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra). 
 

 

Texto: Clayton Wosgrau / Foto: arquivo pessoal
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: