Juiz Oscar Krost toma posse como titular da VT de São Miguel do Oeste

Magistrado atuava como substituto no TRT-SC desde 2005

27/09/2021 17h35, atualizada em 29/09/2021 13h03

Promovido pelo critério de merecimento, Oscar Krost tomou posse, nesta segunda-feira (27), no cargo de juiz titular da Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste, uma das 60 unidades de primeira instância do TRT de Santa Catarina (TRT-SC). O ato aconteceu no auditório da sede do Tribunal.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, destacou a carreira do magistrado, que conta com 19 anos de Justiça do Trabalho, três deles como servidor. “Não precisamos falar muito da atuação do juiz Oscar Krost, sempre muito estudioso, dedicado e merecedor dessa promoção”, ressaltou a presidente, complementando que o magistrado leva para São Miguel do Oeste a longa experiência que possui.

Em seu discurso, além de agradecer a todos que estiveram ao seu lado durante a trajetória profissional, Oscar Krost disse que a promoção representa um desafio ainda maior na carreira. “Nós (magistrados) somos responsáveis por muitas pessoas. Delegamos responsabilidades, mas todas elas são nossas. Já conheci os servidores de São Miguel do Oeste, fiz reunião com a OAB-SC, comecei a descobrir quais são os desafios maiores e menores. Podem ter certeza que empenho não faltará para assumir essa responsabilidade”, afirmou o juiz.

A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região (Amatra12), Patrícia Pereira de Sant'aAnna, também parabenizou o novo juiz titular do TRT-SC. “É um momento de muita honra e alegria estar aqui do seu lado. Desejo vida próspera em São Miguel do Oeste”, disse. 

Atendendo a todas as recomendações de higiene das autoridades sanitárias, é a primeira vez, desde março de 2020, que uma posse de juiz titular é realizada no TRT-SC de modo presencial. Isso foi possível com a publicação do Ato Conjunto SEAP/GVP/SECOR nº 32, dispondo sobre a implantação da etapa 2 de retomada das atividades presenciais prevista na Portaria Conjunta SEAP/GVP/SECOR nº 207/2020.

Também estavam presentes na solenidade a vice-presidente do TRT-SC, desembargadora Teresa Cotosky, além de outros magistrados, servidores e familiares do empossado.

Trajetória profissional e acadêmica

Natural de Porto Alegre, Krost iniciou sua trajetória profissional em 1999, quando ainda cursava Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como estagiário em escritórios de advocacia e na Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos. Na UFRGS, teve aulas com a jurista Carmen Camino, que influenciaram seu destino a partir dali. “Digo que o Direito do Trabalho me encontrou na graduação”.

Em 2002, passou no concurso para servidor do TRT gaúcho, onde permaneceu até 2005, quando tomou posse no cargo de juiz do trabalho em Santa Catarina. Como substituto, passou pelas jurisdições de Florianópolis, Araranguá, Criciúma e Blumenau, onde vinha atuando desde janeiro de 2007. 

No plano acadêmico, o magistrado vem sendo considerado um dos mais novos doutrinadores do Direito do Trabalho, fato destacado por alguns desembargadores durante a sessão que o promoveu. Com dezenas de artigos publicados em periódicos jurídicos, nacionais e internacionais, Oscar Krost é parecerista da Revista Chilena de Direito do Trabalho e Seguridade Social e das Revistas do TRT-RS e TRT-SC - desta última, também integra a comissão editorial.  

Professor em cursos de especialização em Direito e Processo do Trabalho, o juiz tem mestrado em desenvolvimento regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com uma dissertação que analisou o impacto das terceirizações da indústria têxtil de Blumenau na vida dos trabalhadores.  Atualmente, está fazendo pós-graduação em relações de trabalho e sindicalismo na Argentina. Também é membro do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra).

 

Texto: Carlos Nogueira / Fotos: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: