Empregado recordista do Guinness é homenageado pela Justiça do Trabalho

Com 100 anos de vida e 84 de carreira, Walter Orthmann já recebeu salário em nove moedas diferentes

28/06/2022 14h54, atualizada em 29/06/2022 16h01
Fotos: Camila Velloso

Cerca de dois meses depois de completar 100 anos de vida, o gerente de vendas Walter Orthmann, da cidade de Brusque, recebeu mais uma homenagem pelo seu feito: ele é registrado no Guinness, o livro de recordes mundiais, como o trabalhador com carreira mais longa na mesma empresa (84 anos).

A condecoração, desta vez, partiu da Justiça do Trabalho. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargador José Ernesto Manzi, entregou-lhe a insígnia da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho na tarde desta terça-feira (28/6). A cerimônia aconteceu na sede da empresa, a fábrica de tecidos RenauxView, que também foi homenageada pelo TRT-12 na pessoa de seu diretor-presidente, Armando Hess de Souza. Os desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Roberto Basilone Leite também participaram da homenagem.

Para Manzi, tanto a RenauxView quanto Orthmann são exemplos para o mundo do trabalho, pois se trata de uma relação de amor. "Ver o 'seu' Walter aqui hoje, que passou por guerras e se adaptou a tantas mudanças, é muito gratificante. O grande vendedor não é especialista em produtos, e sim em pessoas. Ele precisa ter essa capacidade de cativá-las, exatamente como o 'seu' Walter faz", destacou o presidente do TRT-12, em seu discurso. "A empresa merece essa medalha pela mensagem que passa às demais companhias: nesse tempo de relações tão fluidas, precisamos valorizar aquilo que lembra nosso lado humano. Precisamos ter raízes!", complementou.

portal.trt12.jus.br/media/18561
Clique na imagem e assista ao breve discurso do homenageado

A carreira na empresa começou em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como empregado da expedição, onde enrolava, etiquetava e separava os tecidos. Depois atuou como office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que ocupa até hoje.

Durante esses anos, Orthmann recebeu salário em nove moedas diferentes e viu muitas coisas mudarem na empresa. Em entrevista concedida ao site da revista Isto É, o funcionário lembrou da primeira vez que usou uma calculadora, na época trazida da Alemanha. Desconfiado com a novidade, ele fazia a conta de cabeça e depois checava se o valor era o mesmo no aparelho. 

 

Um homem de terno coloca uma medalha na camisa de outro homem grisalho, vestido em trajes informais. Ambos estão de perfil
Armando Hess recebeu insígnia em nome da RenauxView

 

Sobre a Ordem do Mérito

A Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pela Resolução Administrativa 58/2003, posteriormente alterada pela RA 13/2013. Seu objetivo é agraciar personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições que, por seus méritos ou relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça do Trabalho, fizeram por merecer a distinção.

A outorga das comendas pode ser sugerida por qualquer desembargador do Trabalho. A sugestão é submetida ao Conselho da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho, presidido pelo presidente do TRT-12 e composto pelos demais desembargadores, sendo necessário dois terços dos votos para aprovação.

 

Chão de fábrica

 

Visita chão de fábrica
 

A homenagem a Walter Orthmann foi precedida de uma visita às instalações da empresa por uma comitiva de magistrados e servidores do TRT-SC. Os desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Roberto Basilone Leite, além dos juízes Helio Romero e Paulo Herbst, que atuam na cidade, também participaram da programação. 

“Este dia ficará marcado na minha memória e certamente na história de todos nós, Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, da empresa RenauxView e do sr. Walter Orthmann. Ao TRT-12, pela oportunidade de testemunhar e compartilhar de uma união tão duradoura e exitosa; à empresa, pelo sucesso na gestão de pessoas e negócios, cuja longevidade fala por si; e ao Sr. Walter Orthmann, pelo exemplo que traz a todos nós, como pessoa e como profissional. Isso tudo muito nos alegra e nos faz pessoas melhores, empresários melhores, profissionais melhores, melhores seres humanos. É um momento histórico, de grande felicidade e de renovação!”, declarou o desembargador Amarildo.

“O evento foi muito significativo, por valorizar publicamente o exemplo dessa parceria entre uma empresa e seu funcionário, que conseguiu se manter por mais de oitenta anos. Com certeza a gente pode presumir que houve dificuldades, de ambas as partes, numa relação que perdurou por tantas décadas, mas eles conseguiram vencê-las. É um belo exemplo não só para Santa Catarina, mas para o mundo, tanto que foi incluído no livro Guinness dos recordes mundiais”, constatou o desembargador Basilone. 

“Foi muito oportuna a iniciativa do tribunal de realizar essa sessão na própria sede da empresa em que essa longa relação de trabalho se desenvolveu, permitindo uma aproximação e participação muito maior da comunidade no evento, e deu a ele uma dimensão mais ampla e criativa, onde as autoridades estatais presentes, junto com os representantes e funcionários da empresa, tiveram a oportunidade de conhecer ao vivo e transitar pelas instalações da indústria fabril que sediou essa história” concluiu. 


 

Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: