Com 100 anos de vida e 84 de carreira, Walter Orthmann já recebeu salário em nove moedas diferentes
Cerca de dois meses depois de completar 100 anos de vida, o gerente de vendas Walter Orthmann, da cidade de Brusque, recebeu mais uma homenagem pelo seu feito: ele é registrado no Guinness, o livro de recordes mundiais, como o trabalhador com carreira mais longa na mesma empresa (84 anos).
A condecoração, desta vez, partiu da Justiça do Trabalho. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargador José Ernesto Manzi, entregou-lhe a insígnia da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho na tarde desta terça-feira (28/6). A cerimônia aconteceu na sede da empresa, a fábrica de tecidos RenauxView, que também foi homenageada pelo TRT-12 na pessoa de seu diretor-presidente, Armando Hess de Souza. Os desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Roberto Basilone Leite também participaram da homenagem.
Para Manzi, tanto a RenauxView quanto Orthmann são exemplos para o mundo do trabalho, pois se trata de uma relação de amor. "Ver o 'seu' Walter aqui hoje, que passou por guerras e se adaptou a tantas mudanças, é muito gratificante. O grande vendedor não é especialista em produtos, e sim em pessoas. Ele precisa ter essa capacidade de cativá-las, exatamente como o 'seu' Walter faz", destacou o presidente do TRT-12, em seu discurso. "A empresa merece essa medalha pela mensagem que passa às demais companhias: nesse tempo de relações tão fluidas, precisamos valorizar aquilo que lembra nosso lado humano. Precisamos ter raízes!", complementou.
A carreira na empresa começou em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como empregado da expedição, onde enrolava, etiquetava e separava os tecidos. Depois atuou como office-boy, assistente administrativo e gerente de vendas, função que ocupa até hoje.
Durante esses anos, Orthmann recebeu salário em nove moedas diferentes e viu muitas coisas mudarem na empresa. Em entrevista concedida ao site da revista Isto É, o funcionário lembrou da primeira vez que usou uma calculadora, na época trazida da Alemanha. Desconfiado com a novidade, ele fazia a conta de cabeça e depois checava se o valor era o mesmo no aparelho.
Sobre a Ordem do Mérito
A Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pela Resolução Administrativa 58/2003, posteriormente alterada pela RA 13/2013. Seu objetivo é agraciar personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições que, por seus méritos ou relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça do Trabalho, fizeram por merecer a distinção.
A outorga das comendas pode ser sugerida por qualquer desembargador do Trabalho. A sugestão é submetida ao Conselho da Ordem Catarinense do Mérito Judiciário do Trabalho, presidido pelo presidente do TRT-12 e composto pelos demais desembargadores, sendo necessário dois terços dos votos para aprovação.
Chão de fábrica
A homenagem a Walter Orthmann foi precedida de uma visita às instalações da empresa por uma comitiva de magistrados e servidores do TRT-SC. Os desembargadores Amarildo Carlos de Lima e Roberto Basilone Leite, além dos juízes Helio Romero e Paulo Herbst, que atuam na cidade, também participaram da programação.
“Este dia ficará marcado na minha memória e certamente na história de todos nós, Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, da empresa RenauxView e do sr. Walter Orthmann. Ao TRT-12, pela oportunidade de testemunhar e compartilhar de uma união tão duradoura e exitosa; à empresa, pelo sucesso na gestão de pessoas e negócios, cuja longevidade fala por si; e ao Sr. Walter Orthmann, pelo exemplo que traz a todos nós, como pessoa e como profissional. Isso tudo muito nos alegra e nos faz pessoas melhores, empresários melhores, profissionais melhores, melhores seres humanos. É um momento histórico, de grande felicidade e de renovação!”, declarou o desembargador Amarildo.
“O evento foi muito significativo, por valorizar publicamente o exemplo dessa parceria entre uma empresa e seu funcionário, que conseguiu se manter por mais de oitenta anos. Com certeza a gente pode presumir que houve dificuldades, de ambas as partes, numa relação que perdurou por tantas décadas, mas eles conseguiram vencê-las. É um belo exemplo não só para Santa Catarina, mas para o mundo, tanto que foi incluído no livro Guinness dos recordes mundiais”, constatou o desembargador Basilone.
“Foi muito oportuna a iniciativa do tribunal de realizar essa sessão na própria sede da empresa em que essa longa relação de trabalho se desenvolveu, permitindo uma aproximação e participação muito maior da comunidade no evento, e deu a ele uma dimensão mais ampla e criativa, onde as autoridades estatais presentes, junto com os representantes e funcionários da empresa, tiveram a oportunidade de conhecer ao vivo e transitar pelas instalações da indústria fabril que sediou essa história” concluiu.
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br