Saiba mais sobre a guarda histórica presente à solenidade de posse do desembargador do TRT-SC

Evento teve ainda ato inédito de troca da beca pela toga

17/10/2022 17h36, atualizada em 17/10/2022 19h17

Quem compareceu à posse do novo desembargador do TRT-SC, Cesar Luiz Pasold Júnior, na sexta-feira (14/10), pôde conferir na entrada do tribunal a presença da guarda de honra do Exército. Na ocasião, os soldados vestiram trajes idênticos aos das tropas enviadas pela Coroa portuguesa para defender a antiga província de Desterro de ataques de nações europeias.

Esses soldados portugueses integravam o Regimento de Moura, corporação que chegou em 1767 para combater os espanhois na disputa pela primazia do Prata. Ao longo dos séculos, o regimento passou por alterações em sua composição e deu origem ao atual 63º Batalhão de Infantaria (Batalhão Fernando Machado), da Capital, que possui exclusividade no uso do traje histórico.

Além dos soldados que compunham a guarda histórica, compareceu à solenidade de posse o comandante do 63º BI, tenente-coronel Sandro de Nazareth Ciribelli.

Ato simbólico

Advogada Cláudia Prudêncio tira a beca do empossado Cesar Pasold Jr
Clique na imagem e veja o momento que o empossado deixa a advocacia para tornar-se magistrado


A posse do novo desembargador também teve um ato simbólico inédito: a troca de vestimenta durante o ato de posse. O empossado adentrou a solenidade vestindo a beca, traje utilizado pela advocacia e membros do Ministério Público nas sustentações orais diante de órgãos colegiados.

Ao ser chamado para ingressar no cargo, Pasold Júnior despiu-se da beca e a entregou à advogada Cláudia Prudêncio, presidente da Ordem dos Advogados catarinense (OAB-SC), simbolizando o momento em que deixou a advocacia para representar, na Corte, a classe dos advogados no cargo de desembargador, nos termos do “caput” do art. 94, da Constituição Federal. E, então, vestiu a toga da magistratura.



Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: