Próxima eleição para gestores do TRT-SC tem candidaturas definidas

Definição de quem vai ocupar Presidência, Vice e Corregedoria será em 13/10; eleição para a Ouvidoria também ocorre na mesma data

29/09/2025 13h25, atualizada em 29/09/2025 18h42
Clayton Wosgrau

A eleição para a próxima Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), biênio 2026/2027, terá chapa única formada pelas desembargadoras Teresa Regina Cotosky e Mirna Uliano Bertoldi e o desembargador Reinaldo Branco de Moraes. As magistradas e o magistrado vão concorrer, respectivamente, aos cargos de presidente, vice e corregedor. A eleição será no dia 13 de outubro, em sessão do Pleno.

Os nomes foram anunciados durante sessão administrativa do Pleno nesta segunda-feira (29/9), que também acolheu a manifestação de interesse dos desembargadores Roberto Basilone Leite e Wanderley Godoy Junior aos cargos de ouvidor e ouvidor-substituto - essas funções são consideradas independentes da gestão.

Para a definição das candidaturas, a vice-presidente do TRT-SC, desembargadora Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez, que presidiu a sessão, realizou o protocolo já estabelecido institucionalmente, conforme prevê o parágrafo único do artigo 10 do Regimento Interno do tribunal: consultou individualmente cada desembargador e desembargadora, em ordem de antiguidade, indagando sobre o interesse em concorrer a cada cargo da próxima gestão. 
 

Homenagens ao colega
 

Na abertura da sessão, Quézia Gonzalez registrou profundo pesar pelo falecimento do desembargador Gracio Ricardo Barboza Petrone, ocorrido em 17 de setembro:

"Sua partida representa uma importante perda para a Justiça do Trabalho, para este regional e para todos que tiveram o privilégio de conviver com o seu caráter íntegro, compromissado e humano. Durante sua trajetória, demonstrou espírito público exemplar, sendo responsável por importantes decisões e pela condução honesta e sensível das responsabilidades que lhe foram confiadas. Em momentos de desafios institucionais e orçamentários, atuou com firmeza, dedicação e transparência, buscando soluções que preservassem os interesses da Justiça e o respeito da cidadania. Ao longo de sua carreira deixou um legado de seriedade, coragem e lealdade ao Estado Democrático de Direito. Sua memória se manterá viva entre magistrados, servidores e jurisdicionados, inspirando novas gerações ao exercício ético da magistratura."

Na sequência, a vice-presidente abriu a palavra a todos os membros do Pleno, que fizeram depoimentos emocionados em relação ao colega.
 

Currículo dos candidatos


Teresa Regina Cotosky

Uma mulher de cabelos castanhos, vestindo uma toga e uma faixa está sorrindo para a fotoCuritibana, Teresa Cotosky foi servidora concursada no TRT paranaense antes de ingressar na magistratura do trabalho em Santa Catarina, em 1990.

Atuou como titular nas cidades de Mafra, Joaçaba, Lages, Tubarão, Imbituba, São José e Florianópolis, onde respondeu pela 4ª VT de 2006 até ser promovida ao segundo grau, em 8 de novembro de 2012, na vaga ocupada anteriormente pelo desembargador Gerson Paulo Taboada Conrado.

Foi vice-diretora da Escola Judicial do TRT-SC de 2005 a 2007 e no ano de 2011. Presidiu a 3ª Turma do TRT-SC no biênio 2016/2017. Desde 2018 é gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Nos anos de 2020 e 2021, foi vice-presidente do Tribunal, cargo que acumulou com o de diretora da Escola Judicial e de ouvidora.

É formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Ciências Jurídico-Comunitárias pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
 

Mirna Uliano Bertoldi

Uma mulher de cabelos castanhos claros, vestindo uma toga e uma faixa está sorrindo para a fotoNatural de Timbó (SC), a magistrada trilhou toda sua carreira jurídica na instituição.

Em 1986, ingressou no primeiro concurso promovido pelo Tribunal para o cargo de auxiliar judiciário. Em 1993, tomou posse como juíza substituta e, cinco anos depois, foi promovida a titular da 2ª VT de Criciúma. Ao longo dos 25 anos de magistratura, atuou nas cidades de São Bento do Sul, Blumenau, Timbó, São José e Florianópolis.

Foi promovida por merecimento ao cargo de desembargadora e tomou posse em 24 de agosto de 2018, ocupando vaga decorrente da nomeação de Alexandre Luiz Ramos para o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. 

É a atual ouvidora do TRT-SC.

 

Reinaldo Branco de Moraes

Uma homem de careca e de óculos, vestindo uma toga e uma faixa está sorrindo para a fotoNatural de Lages (SC), o magistrado Iniciou sua carreira na Justiça do Trabalho em dezembro de 1993 como juiz substituto, tendo como primeira lotação o Foro de São José. Depois, passou por Lages, Xanxerê, Joinville, Araranguá, Indaial, Mafra, Rio do Sul, Canoinhas, Porto União, Joaçaba e Timbó.

Foi promovido a juiz titular em junho de 1998, sendo lotado no Foro de Criciúma. Ele está em Indaial desde agosto de 2002 - nesse intervalo, passou por Videira e Curitibanos. Desde 2008 o magistrado vinha atuando como juiz convocado no segundo grau.

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Reinaldo de Moraes é professor em cursos de graduação, lecionando as disciplinas Direito do Trabalho e Direito Processual Civil. Ele também integrou o Conselho Pedagógico da Escola Judicial do TRT-SC de 2021 a 2023.
 

Roberto Basilone Leite

Um homem de cabelos grisalhos e barba grisalha, vestindo uma toga e uma faixa está sorrindo para a fotoNatural de Sorocaba (SP), formou-se na Faculdade de Direito daquela cidade em 1985. Foi advogado em São Paulo antes de ser aprovado no concurso para juiz do trabalho substituto em Santa Catarina.

Assumiu o cargo em junho de 1992, tendo atuado em 23 das 44 unidades judiciárias. Já como titular, a partir de dezembro de 1995, atuou nas cidades de Xanxerê, Criciúma, Araranguá, Brusque, São José e Florianópolis.

Tomou posse como desembargador em 11 de dezembro de 2014, em vaga decorrente da aposentadoria de Maria Aparecida Caitano.

No campo acadêmico, Roberto Basilone é doutor e mestre pela UFSC na área de Filosofia e Teoria do Direito. Lecionou na Unisul e na Escola Nacional da Magistratura do Trabalho. É autor de livros e artigos nas áreas do Direito do Trabalho, Teoria do Direito e Filosofia Constitucional.

Ocupou os cargos de vice-presidente do Tribunal, diretor da Escola Judicial e ouvidor no biênio 2018/2019. Atualmente, é membro da Coordenação Técnico-Científica da Escola Judicial.


Wanderley Godoy Junior

Um homem de cabelos castanhos, vestindo uma toga e uma faixa está sorrindo para a fotoAdvogado trabalhista, atuou perante a JT de 1993 até tomar posse como desembargador do TRT-SC, em 30 de março de 2017, na vaga ocupada anteriormente por Jorge Luiz Volpato e destinada à advocacia pelo quinto constitucional.

Natural de Itajaí, possui graduação em Direito pela Univali, onde também cursou especialização em Direito Constitucional e mestrado em Ciências Jurídicas.

Leciona as matérias Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Univali desde 2000, onde também dá aulas de Fundamentos Constitucionais do Direito do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho para os cursos de especialização.

Foi vice-presidente do TRT-SC no biênio 2021/2023 e diretor da Escola Judicial no mesmo período.
 

 

Texto: Priscila Tavares
Secretaria de Comunicação Social
Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa 
(48) 3216-4000 - secom@trt12.jus.br 

Notícia com 190 visualizações

Leia Também: