TRT-SC inaugura novo Memorial com documentos e objetos históricos da JT catarinense

30/08/2019 19h30, atualizada em 31/10/2019 13h22

Foi inaugurado no fim da tarde desta sexta (30) o novo Memorial da Justiça do Trabalho de Santa Catarina. Processos e documentos históricos, objetos antigos, fotos e mobiliário da época e outros artigos que contam a história da JT no estado ficarão em exposição permanente no local. O Memorial está localizado no térreo da sede administrativa do Tribunal, na Rua Esteves Júnior, 395.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como desembargadores (em atividade e aposentados) e juízes do trabalho e de outras esferas do Judiciário, procuradores do trabalho, advogados e servidores. Um coral formado por integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) temperou o evento com música popular brasileira.

A presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, destacou que o objetivo da construção de um Memorial é o de reconstituir e consolidar a memória institucional em um local da sede administrativa do Tribunal. A ideia, lembrou a magistrada, já havia sido deflagrada em 2013 pela então presidente Gisele Alexandrino, responsável pelo memorial instalado na sede da Avenida Rio Branco. “Aqui estamos hoje inaugurando este belíssimo espaço, repleto de convites para viagens imaginárias ao passado”, assinalou a presidente.

“Desde a década de 1930, quando a Justiça do Trabalho começou sua existência nas terras de Santa Catarina, muitos desses convites à imaginação foram se acumulando e aqui estão agora. Preservados como deve ser. Processos primeiros, sentenças primeiras, máquinas de datilografia e até a roleta de bingo da distribuição. Peças preciosas que podem evocar em nós lembranças do que hoje está ausente: pessoas, suas histórias, seus dramas e alegrias, seu trabalho. E isso torna essas coisas especiais”, pontuou Mari Eleda.

"Preservar as coisas é perpetuar a nós mesmos para um tempo que já não será o nosso”, concluiu a presidente, encerrando seu discurso com um reconhecimento ao trabalho dos servidores envolvidos na construção do Memorial, executada em tempo exíguo.

A desembargadora Lourdes Leiria, representante da região Sul no Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, ressaltou que o novo espaço reconhece a importância daqueles que já fizeram parte da JT.

"Mais que guardar memória e fortalecer a instituição, o Memorial presta um tributo a todos que atuaram e atuam em nossa Instituição", pontuou a magistrada, acrescentando que o local vai permitir intercâmbio cultural com outras instituições, através do desenvolvimento de pesquisas e visitas escolares.

Galeria de Presidentes

Além da inauguração do novo espaço, o evento marcou o descerramento da foto do desembargador Gracio Petrone na Galeria de Presidentes, que passa a ser abrigada no Memorial. Em seu discurso, a desembargadora Mari Eleda ressaltou a gestão do antecessor, que “conduziu o Tribunal com maestria mesmo enfrentando uma das maiores crises orçamentárias da história da Justiça do Trabalho”.


Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento

 

Texto: Camila Velloso / Foto: Adriano Ebenriter
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4306 / 4307 /4348 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: