Quase três anos após a reforma trabalhista, os juízes do trabalho conseguiram reduzir quase pela metade os processos pendentes de julgamento no primeiro grau em Santa Catarina. Eram 66.027 em 30 de outubro de 2017 (a nova legislação entrou em vigência 12 dias depois) e, no dia 30 de junho deste ano, 35.193 (dado consolidado mais recente).
Esse é apenas um dos indicadores que podem ser acessados, por qualquer cidadão, a partir da análise de uma nova ferramenta estatística que o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) disponibilizou em seu portal.
Desenvolvido pela Secretaria de Gestão Estratégica do órgão, o painel virtual apresenta de forma clara e acessível uma visão geral sobre a Justiça do Trabalho catarinense nos últimos cinco anos, em seus dois graus de jurisdição, comparando períodos antes e depois da reforma trabalhista.
“A vantagem principal dessa ferramenta é que ela é muito visual, mostra os dados com gráficos de fácil entendimento, além de permitir o refinamento por unidade judiciária de primeiro grau”, avalia o gestor de estratégia e de metas, juiz Roberto Nakajo.
Além dos processos pendentes de solução, são apresentados os números de casos novos e solucionados, conciliação, prazos de julgamento e sentenças líquidas (publicadas já com os cálculos discriminados).
O esforço para a construção do painel pela área de Estatística do Tribunal levou cerca de duas semanas. Desenvolvido para facilitar a pesquisa dos usuários por dados estatísticos, ele foi inspirado em ferramenta semelhante disponibilizada na página da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
O painel pode ser acessado diretamente no menu Transparência-Estatísticas ou simplesmente clicando aqui.
Texto: Carlos Nogueira
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
secom@trt12.jus.br