Mudança no Proad vai permitir que novas versões sejam implantadas em minutos

Migração para Infraestrutura Ágil possibilitará inclusive que sistema se recupere de falhas automaticamente

06/08/2020 15h43, atualizada em 06/08/2020 18h15

O Sistema Proad, criado pelo Regional catarinense e utilizado por 45 mil usuários de 18 TRTs, está funcionando desde a última sexta (31) em uma nova plataforma tecnológica. Batizada pelos desenvolvedores de Infraestrutura Ágil, a mudança automatiza procedimentos complexos antes realizados manualmente pelas equipes técnicas.

Como o próprio nome informa, a plataforma adotada torna o processo de desenvolvimento mais ágil e seguro, diminuindo as chances de erros humanos e permitindo a implantação de novas versões do sistema em apenas alguns minutos, explica um dos responsáveis pelo projeto, o servidor Nelson da Silva, do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas (Sedes).

“O sistema se tornará mais resiliente, uma vez que o Proad poderá se recuperar de falhas de maneira praticamente automática, assim como alocar ou desalocar recursos computacionais de acordo com o número de usuários a cada momento”, completa Nelson, que também é coordenador técnico nacional do Proad.

Evolução

A evolução foi possível graças à migração do modelo tradicional de infraestrutura para um mais moderno, baseado em Kubernetes e Docker, tecnologias utilizadas por grandes empresas de tecnologia da informação como a Google. “Com essa nova infraestrutura podemos dizer que o Proad avança importantes etapas para o modelo de operação em nuvem”, acrescenta Carlos Mazzi, diretor do Sedes.

A Infraestrutura Ágil do Proad ainda permitirá uma maior economia, padronização e aproveitamento dos conhecimentos técnicos das equipes dos Tribunais, por ser equivalente à Infraestrutura Ágil do PJe, podendo inclusive compartilhar muitos dos recursos usados na operação dos dois sistemas.

O projeto de migração para a nova infraestrutura durou seis meses. Foi realizado por um grupo multidisciplinar, com servidores de diferentes áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT-SC e contou também com a parceria da equipe de TI da 20ª Região (Sergipe).

Derrubando paradigmas

O diretor da Setic, Valdir Cunha, destaca como o modelo implantado pode ser considerado um marco na rotina dos servidores. "A Infraestrutura Ágil abre portas para a adoção de um novo fluxo de trabalho, aplicável a todos os sistemas. Ela derruba paradigmas ao aproximar áreas tradicionais das secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação (desenvolvimento e infraestrutura) deixando o departamentalismo no passado para alcançar o público em menor tempo e com maior eficácia", afirma.

"Por tudo isso, a direção da Setic do TRT-SC mostra-se grata ao seu corpo técnico, conhecedora que é do significado desta entrega em âmbito nacional, e também à Administração do Tribunal pelo apoio e confiança nos projetos desta Secretaria", conclui Valdir Cunha.
 

Texto: Carlos Nogueira / Imagem: banco de imagens
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4303 / 4320 - secom@trt12.jus.br

Leia Também: