Justiça do Trabalho começa preparativos para mutirão nacional de conciliação em maio

Inscrições podem ser feitas pelo site do TRT-SC e vão até 26 de abril

19/03/2019 14h01
mãos se cumprimentando

 

Trabalhadores e patrões que têm uma ação na Justiça do Trabalho e estão dispostos a tentar um acordo têm a oportunidade de antecipar sua audiência para a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que este ano acontece entre os dias 27 e 31 de maio. Podem participar interessados que tenham processos eletrônicos ou em papel, em qualquer grau de jurisdição. As inscrições vão até o dia 26 de abril.

Durante a Semana, magistrados e servidores fazem pautas especiais nas varas de todo o estado para promover uma tentativa de acordo entre as partes, realizando inclusive audiências nos períodos da manhã e tarde, a chamada “pauta dupla”. Além de acelerar a resolução dos conflitos, a cultura de conciliação é considerada essencial para desafogar o Judiciário e restabelecer o clima de harmonia entre trabalhadores e patrões após uma disputa judicial.

“A conciliação é a melhor da opções porque é feita em cima da vontade das partes, dentro das possibilidades que elas acreditam que poderão cumprir”, destaca o juiz do trabalho e coordenador do Centro de Conciliação do 2º Grau do TRT-SC, Marcel Higuchi. “Já a sentença de um juiz será sempre uma imposição, o que muitas vezes não ajuda a pacificar o conflito. Seja qual for o resultado, a decisão pode acabar não agradando a nenhuma das partes”, compara.


Mil acordos

Nos últimos quatro anos, o número de acordos da Semana praticamente dobrou em Santa Catarina, chegando ao recorde de mil conciliações na edição do ano passado. Ao todo foram mais de 14 mil pessoas atendidas, número que pode aumentar após a implantação de nove centros de conciliação (Cejuscs) no estado, com ambiente especialmente projetado para facilitar esse tipo de negociação.

“Buscamos facilitar ao máximo a aproximação das partes, usando e-mails personalizados, videoconferência e até whatsapp, mas sempre respeitando a legalidade e o bom senso”, frisa Higuchi. O magistrado também destaca o envolvimento de grandes empresas nos mutirões. “Banco do Brasil, Caixa e Whirlpool são companhias que têm participado ativamente desse esforço”, elogia.
           
      
Vamos conciliar?         

Mesmo quem já tentou uma conciliação anteriormente também pode indicar sua ação. As inscrições são feitas diretamente nas Varas do Trabalho, por meio do e-mail secaj@trt12.jus.br ou ainda através do formulário disponível no site do Tribunal. Basta indicar o número do processo, contato telefônico e e-mail. As partes também podem adiantar a proposta que será feita.

Inscreva aqui o seu processo! - Prazo de inscrições até 26/04/2019
    
           
 

Texto: Fábio Borges\ Imagem: Arquivo
Secretaria de Comunicação Social - TRT/SC
Núcleo de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa
(48) 3216-4302/4303 - secom@trt12

Leia Também: