1ª Vara do Trabalho de Rio do Sul encaminha processos arquivados para eliminação

13/06/2007 18h10

A 1ª Vara do Trabalho de Rio do Sul deu um passo importante na solução de um dos problemas que afligem a imensa maioria das unidades trabalhistas de Santa Catarina. Depois de um esforço coletivo dos servidores, iniciado em junho do ano passado, foram encaminhadas ao Serviço de Digitalização e Guarda de Documentos (Sedig) do TRT, para eliminação, 799 caixas de processos findos. Do conteúdo dessas caixas, 2.285 processos já foram eliminados, 7.340 aguardam prazo para eliminação e 8.476 esperam finalização do edital respectivo.

Segundo relato do diretor de secretaria, Mário Lúcio de Araújo, somente os processos arquivados de maio de 2000 a maio de 2007 – cerca de 8,3 mil – permanecem na Unidade, de conformidade com os critérios definidos para a eliminação.

Araújo informa que o cadastramento no SAP e a separação de peças para escaneamento – processos ajuizados desde a instalação da VT até 1997 – começou em junho do ano passado e terminou em fevereiro, consumindo 120 dias de trabalho. “Todos os servidores da Vara, sem exceção, colaboraram em dias alternados nos trabalhos de cadastramento, para que o andamento normal das atividades não fosse prejudicado”, revela.

Depois da primeira etapa, foram separados os processos referentes ao período de 1998 a 2000, demandando outros cinco dias de trabalho, envolvendo, alternadamente, três servidores.

O diretor da VT avalia que o sucesso da empreitada, sem prejuízo da regular prestação jurisdicional, deve ser atribuído ao trabalho em equipe. “Em momento algum os servidores furtaram-se de colaborar”, declara.
 

Fonte: Ascom - 13.06.2007, às 18h10min

Leia Também: