Aos 96 anos de idade, o catarinense Walter Orthmann, de Brusque, é considerado pelo Guiness World Records o funcionário com mais tempo de serviço na mesma empresa: 80 anos. Além do recorde mundial, o feito também rendeu uma homenagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que concedeu a Orthmann a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, por indicação do ministro Alexandre Ramos. A solenidade anual foi realizada na terça (14) e prestigiada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, desembargadora Mari Eleda.
Orthmann ingressou nas Indústrias Renaux S.A. - hoje RenauxView - em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos de idade, para trabalhar na expedição. Atuou como office boy e, na sequência, foi para a área de faturamento, onde ficou por alguns anos. Há 60 anos na área comercial da empresa, o funcionário diz que pretende trabalhar até quando sua saúde lhe permitir.
“Trabalhar me dá saúde. Se eu não estivesse mais trabalhando, não estaria vivo. É muito bom para mim, faz muito bem”, afirma. Outra atividade que ele não vai deixar é a ginástica. “Faço exercício todo dia, 40 minutos de manhã e uma hora à noite, fazendo bicicleta. Nada de ficar parado, precisamos nos movimentar!”, aconselha.
Concedida desde 1970, a honraria é destinada a quem se destaca no exercício de sua profissão, serve de exemplo para a sociedade ou, de algum modo, contribui para o engrandecimento do País. Durante a solenidade, Orthmann agradeceu a homenagem e falou sobre a carreira longeva e a vontade de continuar trabalhando. “Não existe segredo. Precisamos cuidar de nossa saúde, ter uma boa dose de disciplina e gostar do que fazemos. Amo viver, amo acordar todos os dias e começar uma nova história”, contou.
Para o ministro Alexandre Ramos, o exemplo de Walter “revela que o trabalho não é somente uma forma de se ter acesso à renda, mas também de desenvolvimento das potencialidades do ser humano e de integração social”.
- Confira as demais personalidades que foram homenageadas
- Assista à matéria do Jornal do Almoço sobre o assunto
Rosa Weber toma posse na presidência do TSE
Também na terça (14), a presidente do TRT-SC participou da cerimônia de posse da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra do STF Rosa Weber. Junto com ela, também foram empossados os ministros Luís Roberto Barroso e Jorge Mussi nos cargos de vice-presidente da Corte e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente.
Em seu discurso, Rosa Weber afirmou que sua primeira missão será “assegurar, na esfera de competências do TSE, todos os meios que viabilizem o processo diário de fortalecimento das instituições e de consolidação da democracia”. Sobre as eleições, a ministra lembrou as fraudes que ocorriam durante a República Velha e defendeu o uso da urna eletrônica, ressaltando que “a tecnologia é capaz de garantir o sigilo do voto, a segurança e a imparcialidade da apuração”.
Texto: TST e TSE, com informações da Secom do TRT-SC
Foto: Dimmy Falcão/Divulgação-TST