Catarinense com 80 anos de serviço na mesma empresa é homenageado pelo Tribunal Superior do Trabalho

15/08/2018 15h51, atualizada em 12/12/2019 21h48
Ministro Alexandre Ramos, Walter Orthmann e a desembargadora Mari Eleda no TST
Ministro Alexandre Ramos, Walter Orthmann e a desembargadora Mari Eleda: homenagem merecida

 

Aos 96 anos de idade, o catarinense Walter Orthmann, de Brusque, é considerado pelo Guiness World Records o funcionário com mais tempo de serviço na mesma empresa: 80 anos. Além do recorde mundial, o feito também rendeu uma homenagem do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que concedeu a Orthmann a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, por indicação do ministro Alexandre Ramos. A solenidade anual foi realizada na terça (14) e prestigiada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, desembargadora Mari Eleda.

Walter Orthmann jovem
Walter no tempo em que ingressou na empresa

Orthmann ingressou nas Indústrias Renaux S.A. - hoje RenauxView - em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos de idade, para trabalhar na expedição. Atuou como office boy e, na sequência, foi para a área de faturamento, onde ficou por alguns anos. Há 60 anos na área comercial da empresa, o funcionário diz que pretende trabalhar até quando sua saúde lhe permitir.

“Trabalhar me dá saúde. Se eu não estivesse mais trabalhando, não estaria vivo. É muito bom para mim, faz muito bem”, afirma. Outra atividade que ele não vai deixar é a ginástica. “Faço exercício todo dia, 40 minutos de manhã e uma hora à noite, fazendo bicicleta. Nada de ficar parado, precisamos nos movimentar!”, aconselha.

Concedida desde 1970, a honraria é destinada a quem se destaca no exercício de sua profissão, serve de exemplo para a sociedade ou, de algum modo, contribui para o engrandecimento do País. Durante a solenidade, Orthmann agradeceu a homenagem e falou sobre a carreira longeva e a vontade de continuar trabalhando. “Não existe segredo. Precisamos cuidar de nossa saúde, ter uma boa dose de disciplina e gostar do que fazemos. Amo viver, amo acordar todos os dias e começar uma nova história”, contou.

Para o ministro Alexandre Ramos, o exemplo de Walter “revela que o trabalho não é somente uma forma de se ter acesso à renda, mas também de desenvolvimento das potencialidades do ser humano e de integração social”.


Rosa Weber toma posse na presidência do TSE

Também na terça (14), a presidente do TRT-SC participou da cerimônia de posse da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra do STF Rosa Weber. Junto com ela, também foram empossados os ministros Luís Roberto Barroso e Jorge Mussi nos cargos de vice-presidente da Corte e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente.

Em seu discurso, Rosa Weber afirmou que sua primeira missão será “assegurar, na esfera de competências do TSE, todos os meios que viabilizem o processo diário de fortalecimento das instituições e de consolidação da democracia”. Sobre as eleições, a ministra lembrou as fraudes que ocorriam durante a República Velha e defendeu o uso da urna eletrônica, ressaltando que “a tecnologia é capaz de garantir o sigilo do voto, a segurança e a imparcialidade da apuração”.

 

 

Texto: TST e TSE, com informações da Secom do TRT-SC
Foto: Dimmy Falcão/Divulgação-TST

Leia Também: